Resolveu deixar o Spotify e trocar de streaming de música? Dá para levar sua biblioteca de músicas para o próximo serviço, com suas playlists e músicas favoritas.
Uma das principais preocupações entre fãs de música é perder seus dados ao migrar de um serviço para outro. Alguns, optam por utilizar o Last.fm para contabilizar os streams. Outros, preferem verificar as estatísticas unicamente no aplicativo de música desejado.
Seja como for, a possibilidade de exportar os dados do Spotify é uma boa alternativa para quem não quer criar uma lista de reprodução do zero em outro app.
Para isso, é preciso utilizar algumas ferramentas de terceiros. Nesse caso, é preciso fazer login com sua conta do Spotify e no futuro serviço de streaming. Aí, basta selecionar suas músicas e esperar.
Vale lembrar que cada serviço de streaming de música tem catálogos diferentes. Justamente por isso, algumas músicas podem não estar disponíveis - como acontece no caso das canções de Neil Young, que não estão no catálogo do Spotify.
Veja duas ferramentas que auxiliar a exportação de bibliotecas de músicas:
FreeYourMusic
Esta ferramenta funciona apenas através da instalação de um programa. Está disponível nas lojas de aplicativos para Android e iOS, bem como para download para macOS e Windows.
- Abra o aplicativo FreeYourMusic no seu celular;
- Clique no ícone do Spotify;
- Faça o login com a sua conta do Spotify;
- Escolha o serviço de destino e faça o login dele também;
- Ao iniciar, o app mostra todas as listas de reprodução que estão vinculadas ao seu Spotify. Escolha quais deseja exportar;
- Clique em Iniciar transferência.
Caso queira exportar outras listas após o término, basta reiniciar o processo e escolher as que ficaram faltando. O serviço permite que você transfira apenas listas de reprodução.
Tune My Music
A ferramenta funciona pelo navegador, bastando acessar o site na web.
- Acesse o site Tune My Music;
- Escolha a plataforma de origem da transferência - no caso, o Spotify;
- Faça login com a sua conta do Spotify;
- Clique em Carregue da sua conta do Spotify para abrir sua biblioteca (também é possível inserir o link de uma playlist específica);
- Escolha o que deseja exportar;
- Clique em Seguinte;
- Escolha seu futuro serviço de streaming;
- Faça o login na respectiva plataforma;
- Confirme as informações e clique em Começar.
O progresso será informado na página principal. Depois, é só acessar suas músicas no novo streaming. O Tune My Music tem um limite de conversão de até 1 mil faixas, na versão gratuita.
Leia também: Luan Santana entra para mais ouvidas do Spotify com ‘Abalo Emocional’

