Todas as vezes que se pensa em relacionamentos, vem à tona a complexidade que é compartilhar a vida com outra pessoa. Quando surge a vontade de iniciar um namoro, por exemplo, é difícil saber aonde traçar uma linha: se você é um novato em namoros, recém-saído de um longo relacionamento ou passou por muitos términos quer se proteger, os padrões são difíceis de alcançar.
Caso seu padrão seja muito baixo, você corre o risco de deixar pessoas que não te agradam tanto assim entrar em sua vida, se for alto, você corre o risco de deixar pessoas boas passarem. Então como equilibrar isso?
Em entrevista ao Metro Reino Unido (em inglês), a conselheira em relacionamentos, Natasha Silverman, diz que existe uma diferença entre altos padrões de relacionamento e expectativas irreais. “Um equívoco comum no namoro é que, se escolhermos o parceiro perfeito, teremos uma jornada fácil e nunca haverá problemas. Na realidade, todo relacionamento exige que todos trabalhem juntos para torná-lo um lugar saudável e gratificante”, diz a conselheira.
Ela diz que estamos em constante mudança e evolução, por isso é fundamental que as necessidades dos relacionamentos sejam revistas, comunicadas e renegociadas em conjunto. “Dito isso, é importante ter certeza de que você está partindo de um ponto em comum: respeito, honestidade e bondade são considerados os fundamentos da maioria dos relacionamentos saudáveis”, explica.
LEIA TAMBÉM:
⋅ Relacionamento amoroso e trabalho combinam?
⋅ 3 sinais que provam que VOCÊ é a parte tóxica do seu relacionamento (e nem tinha percebido!)
⋅ Será que dormir em camas separadas melhora o relacionamento? Sexóloga responde
O que são padrões muito altos?
A conselheira é direta: “‘O ‘parceiro perfeito’ simplesmente não existe”. Ela diz que se você está procurando alguém que atende seus ideais físicos, profissionais e financeiros, que nunca discorde de você, nunca se irrite e que tenha o desejo sexual totalmente compatível com o seu, você ficará desapontado.
Outro indicador de padrão alto é que você corta as pessoas da sua visa muito cedo, sem dar uma chance para o relacionamento crescer.
O que leva alguém a desenvolver padrões elevados?
Isso pode estar relacionado com a sua autoestima e pensamentos irreais de como os relacionamentos funcionam. “Ao namorar, as pessoas podem, sem saber, tentar reparar seus níveis mais baixos de autoestima tendo uma longa lista de requisitos, acreditando inconscientemente que, se uma relacionamento de alto status. Além disso, expectativas impossíveis podem ser uma forma de dificultar o namoro, por causa de ansiedades ou outras questões que precisam ser trabalhadas”, diz Natasha.
Como ter um padrão saudável?
“Se o namoro não está funcionando repetidamente, considere se você está escolhendo inconscientemente o mesmo tipo de pessoa por algum motivo. Nós, humanos, adoramos um padrão, e não é incomum repetir os erros do passado repetidamente antes de conscientemente começarmos a quebrá-los”, explica a conselheira. A ideia é olhar para si mesmo e identificar se você tem algum obstáculo no caminho da conexão e da intimidade emocional ou física. Ela finaliza dizendo que as conexões e desejo precisam ser levadas mais a sério do que simplesmente uma lista de características preconcebidas.
LEIA MAIS:
⋅ Isto é o que as mulheres precisam para um sexo mais prazeroso
⋅ O que fazer quando o seu parceiro quer mais ou menos sexo que você?
⋅ Este é o novo preservativo que pode melhorar o prazer sexual para homens e mulheres

