Um dado importante sobre a princesa Diana foi aberto quando o príncipe Charles resolveu pedi-la em casamento. Isso porque, na época, falava-se que seria um tanto “peculiar” que o futuro rei da Inglaterra se casasse com alguém totalmente plebeia e sem ascendência “nobre”.
De fato, as especulações estavam certas: Lady Di era de uma família aristocrática tradicional da Inglaterra e inclusive pode ser considerada ainda “mais da realeza” do que a própria Rainha Elizabeth II.
Lady Diana Frances Spencer nasceu em 1 de julho de 1961, em Park House, em Sandringham Estate, em Norfolk. Ela foi a quarta de cinco filhos de John Spencer, Conde de Spencer e de Lady Frances Shand Kydd. A família era muito próxima da realeza e Diana costumava passar muito tempo brincando com seus futuros cunhados, os príncipes Andrew e Edward em Sandringham House.
A família Spencer é histórica e é aliada da Família Real há muitas centenas de anos. Foi fundada no século XV e pode contar com ligações a monarcas como Henrique VIII (1509 - 1547) e Rei George III (1738 - 1820).
O rei Carlos II (1630 - 1685) era bem conhecido por ter vários filhos ilegítimos, ele reconheceu 12, mas suspeita-se que poderia haver mais de 14. Desses filhos ilegítimos, ele teve dois: Henry Fitzroy (nascido em 1663) e Charles Lennox (nascido em 1672), que são parentes distantes de Diana e da família Spencer.
Diana também pode traçar sua linhagem até o rei James II (1685 - 1688) e a famosa Mary, rainha da Escócia (1542 - 1560), uma monarca cuja vida foi marcada por tragédia, política e controvérsia. Através desse vínculo, ela também era prima distante de seu marido, o príncipe Charles, pois ambos eram descendentes da filha do rei Henrique VII, Margaret Tudor.
Segundo os historiadores, há diversas ligações com ancestrais pertencentes à realeza com a família Spencer, menos do que as ligações com a dinastia Windsor, da Rainha Elizabeth II.
O príncipe Charles é descendente de uma linha ininterrupta de monarquia que remonta a mais de mil anos. É muito conhecido que a família real pode traçar sua linhagem até William, o Conquistador, mas e quanto ao elemento inglês de sua ascendência e quão direto é?
Após a morte da rainha Anne em 1714, o país ficou sem um herdeiro direto e protestante aparente, o que significava que seu parente vivo mais próximo se tornou o rei George I.
O novo rei era totalmente alemão e falava muito pouco inglês. Dados os laços agora solidificados entre a Inglaterra e a Alemanha, outros membros de casas alemãs menores se casaram com a realeza, por exemplo, a mãe da rainha Vitória, a princesa Vitória de Saxe-Coburg-Saalfeld.

