Entretenimento

Mariana Enriquez cria fábula sombria em romance sobre origem de lendas do rock

Argentina Mariana Enriquez participou da última Flip Divulgação

Nos contos de “As Coisas que Perdemos no Fogo” (2016), a argentina Mariana Enriquez chamava a atenção pela forma natural como imprimia elementos de horror em meros relatos cotidianos. A escritora volta a experimentar o insólito, mas de modo mais sutil, no romance “Este É o Mar”, que apresentou no mês passado, no Brasil, durante participação na Feira Literária Internacional de Paraty.

ANÚNCIO

Com toques de fábula – mas ainda situado na realidade em que vivemos –, o livro acompanha a jornada de Helena, integrante de um grupo de seres etéreos chamado de Luminosas, cuja tarefa é alimentar o fanatismo de jovens por astros do rock. Quando eles atingem o pico da popularidade, elas entram em cena para acabar com suas vidas e, assim, transformá-los em lendas.

Leia mais:
Com realidade virtual, mostra de Van Gogh coloca visitante dentro das obras do pintor
A Festa de Babette: Veja curiosidades sobre o filme que inspirou prova do MasterChef

É por esse viés que a autora imagina as misteriosas mortes de roqueiros famosos como Jim Morrison, Kurt Cobain e Sid Vicious. A missão de Helena é fazer o mesmo com James, vocalista da fictícia banda Fallen. Para isso, ela se materializa na forma humana e passa a trabalhar diretamente no entourage do músico.

Ao longo de dois anos, a Luminosa estuda o melhor momento e o tipo de morte mais adequado para turbinar o alcance da lenda de James – uma tarefa que, com o advento da imediatez das redes sociais, se tornou ainda mais complexa que no passado.

Falando assim, parece até que o livro é calcado em pura morbidez, mas a escrita de Mariana segue justamente na direção oposta, com leveza, sensibilidade e até certo bom humor. Ela se interessa mais em discutir o caráter semireligioso do fanatismo e a decadência do rock enquanto elemento mobilizador de paixões do que caprichar em descrições de sofrimentos e pavor.

A autora pincela críticas ao showbusiness e às relações fugazes desse meio ao mesmo tempo em que produz uma leitura rápida e agradável, o que só aumenta a expectativa quanto aos próximos trabalhos dessa escritora.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias