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5 critérios a observar na hora de escolher uma nova escola

Confira critérios que devem ser observados para escolher escola dos filhos agora que as instituições abriram processo seletivo.

Com as crianças estudando de casa por causa da pandemia, muitos pais puderam enfim conhecer de fato a escola que escolheram para os filhos. Houve quem tenha ficado satisfeito, mas há muitos casos de decepção, de pais querendo fazer uma nova escolha. Para estes, a temporada de “caça à escola nova” está aberta. Boa parte das instituições já está com processos seletivos abertos para 2022. Confira cinco critérios que devem ser observados nesta hora, segundo os especialistas:

1. Visão de mundo: Além dos conteúdos básicos obrigatórios, a escola tem um papel importante na formação pessoal do aluno. Habilidades como autonomia, senso crítico e respeito ao outro devem ser trabalhadas no dia a dia escolar. É preciso entender a filosofia da escola e sua visão de mundo. 

2. Proposta pedagógica: Toda escola tem um projeto político-pedagógico (PPP) que detalha metas a alcançar e ações concretas para realizá-los. As de metodologia tradicional costumam dar mais ênfase ao conteúdo, com aulas expositivas. Já as construtivista e socioconstrutivista valorizam a construção do conhecimento com participação do aluno. 

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3. Socialização e acolhimento: O longo período de isolamento social pede um olhar atento dos pais às estratégias promovidas pela escola para receber os alunos. Se há planejamentos bem estruturados.

4. Bullying e a gestão de conflitos: Questões de saúde mental vieram à tona com o isolamento social. O impacto da ausência de relacionamentos e da experiência em resolver conflitos com seus pares, somando-se a tudo o que a criança/adolescente pode ter vivido no momento de pandemia, inclusive agressões domésticas e crises entre os pais, serão sentidos no retorno às aulas. É importante escolher uma escola que seja acolhedora e tenha como princípio a convivência.

5. Defasagens na alfabetização: É crucial que a escola esteja preparada para mapear as dificuldades dos alunos e fazer uma avaliação diagnóstica com cada criança. É a partir dessa avaliação que o professor pode planejar atividades com objetivos de aprendizagem que precisam ser desenvolvidos de forma a garantir o progresso de cada criança. 

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