Em um mundo onde gamers, criadores de conteúdo e cientistas competem por poder de computação, a AMD acaba de lançar uma fera no mercado. É o Ryzen Threadripper 9980X, um processador projetado para tarefas extremas que já está disponível para compra — se você tiver US$ 5.198 sobrando.
Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp
O que a torna tão especial?
Baseado na arquitetura Zen 5, este chip vem equipado com 64 núcleos e 128 threads. Em outras palavras: uma estação de trabalho inteira, amontoada em um único processador.
Além disso, ele roda a uma frequência base de 3,2 GHz e pode acelerar até 5,4 GHz, o que o coloca em uma categoria à parte quando se trata de tarefas pesadas como renderização, simulações e edição de vídeo em 8K sem esforço algum.
Líder absoluto em desempenho multithread
De acordo com os primeiros benchmarks PassMark, o 9980X alcançou o primeiro lugar com 147.481 pontos em desempenho multithread, superando até mesmo o Threadripper PRO 7995WX com seus 96 núcleos. O segredo? Maior eficiência e frequências mais altas que conseguem extrair o máximo de cada núcleo.
Ele não serve para navegar e visualizar memes (mas ainda funciona)
Agora, quando se trata de tarefas single-thread — como abrir um navegador ou usar aplicativos mais leves — o 9980X não é o rei. Com 4.594 pontos em testes single-thread, ele fica atrás de processadores mais modestos, como o M3 Ultra da Apple ou o Intel Core Ultra 9 285K.
Mas é claro que este chip não foi feito para isso. Ele foi projetado para usuários que levam cada thread ao limite, não para responder e-mails.
LEIA TAMBÉM:
Outlook sofre uma interrupção global; milhares de usuários não conseguem acessar seus e-mails
Sim, em 2025: Doom lança nova versão para Super Nintendo
Finalmente! Windows 11 permitirá que você exclua aplicativos pré-instalados sem complicações
Vale a pena?
Comparado ao seu antecessor, o 7980X, ele oferece uma melhoria de desempenho de 8%, o que, embora não seja um grande salto, é suficiente para se posicionar confortavelmente como o atual número um. Ele vem com 64 MB de cache L2 e 256 MB de cache L3, ideais para manter tudo funcionando perfeitamente e sem gargalos.
Por enquanto, os testes completos estão em andamento, mas tudo indica que o 9980X será o novo benchmark para aqueles que precisam (e podem pagar) do melhor desempenho possível em desktops.

