Ciência e Tecnologia

Os 4 primeiros planetas do Sistema Solar são rochosos e os 4 seguintes são gasosos: a explicação para este curioso fenômeno

Cada elemento funcionando perfeitamente para permitir o desenvolvimento da vida como a conhecemos

Sistema Solar
Sistema Solar Imagem artística

O sistema solar funciona perfeitamente para que na Terra exista o desenvolvimento da vida como a conhecemos. Cada elemento presente em cada um dos planetas é funcional para a dança perfeita que todos dançamos em torno do Sol. Mas há um fato curioso que deve gerar suspeitas a todos os entusiastas do espaço.

Os quatro primeiros planetas, de acordo com a ordem de distância em relação ao Sol, são rochosos e os quatro seguintes são gasosos. O que está acontecendo? Quem planejou isso dessa forma? Há algum motivo para que isso aconteça? É disso que vamos falar neste texto

LEIA TAMBÉM: Inteligência Artificial imagina como seria o tênis Adidas da SpaceX: Elon Musk, anote!

Primeiro, identifiquemos os quatro mais próximos do Sol, os rochosos, na ordem correta: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte têm essa composição devido a serem formados a partir dos restos sólidos que permaneceram após a formação da estrela massiva.


Estes restos eram ricos em elementos como ferro, silício e oxigênio, que são os componentes principais das rochas. De acordo com o que explica o Doutor Fisião, especialista nestes temas, "quando o disco protoplanetário esfria, os elementos metálicos foram se condensando em grãos de silicato, que por meio de um processo chamado acreção formaram Mercúrio, Vênus, a Terra e Marte.

Enquanto isso, os quatro planetas restantes, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, são gasosos porque se formaram a partir dos restos gasosos que ficaram depois da formação do Sol. Esses restos eram ricos em elementos como hidrogênio, hélio e metano, que são os principais componentes dos gases.

LEIA TAMBÉM: Por que muitos acreditam que os extraterrestres construíram as pirâmides?

A diferença na composição dos planetas deve-se à distância à qual eles se formaram em relação ao Sol. Os planetas rochosos se formaram mais próximos do Sol, onde a temperatura era muito alta para que os gases se condensassem. Os planetas gasosos se formaram mais longe do Sol, onde a temperatura era mais baixa e os gases puderam se condensar.

Últimas Notícias