Pela primeira vez, um exemplar vivo do raro peixe “diabo negro” (Melanocetus johnsonii) foi avistado e capturado próximo à costa por esquisadores da ONG espanhola Condrik Tenerife.
ANÚNCIO
O encontro ocorreu em 26 de janeiro, a apenas dois quilômetros da costa de Tenerife, um evento extremamente raro, haja vista que essa espécie costuma viver entre 200 e 2 mil metros de profundidade.
Enquanto a equipe retornava de uma expedição sobre tubarões, se depararam com o abissal próximo à costa. O fotógrafo de fauna marinha David Jara, acompanhado dos biólogos Laia Valor, Marc Martín e Antonio Sabuco, registrou o momento e compartilhou as imagens.
Segundo Laia, ao jornal El Mundo, a equipe inicialmente pensou se tratar de um objeto escuro boiando, mas logo percebeu que era o temido diabo negro.
A ONG destaca que este pode ser o primeiro registro mundial de um diabo negro adulto, vivo, à luz do dia e na superfície, algo nunca antes documentado. Os únicos registros conhecidos anteriormente envolviam larvas, exemplares mortos ou registros captados por submarinos.
Leia mais:
- Hóspede de hotel se choca ao encontrar foca roncando no quarto em seu aniversário: “Primeira vez”
- Banhista é surpreendido por pet após assoviar de longe: “É um foguete”
- Tarântula surpreende casal de brasileiros enquanto nada em cachoeira, em SC
Ainda não se sabe o motivo da proximidade do abissal com a superfície. Por outro lado, os pesquisadores notaram sinais de debilidade, sendo uma das razões pela qual estava tão próximo. O vídeo do encontro viralizou nas redes sociais, impressionando internautas com a aparência assustadora do peixe, conhecido por suas adaptações extremas às profundezas do oceano.
Assista: