O jogador de hóquei australiano Matthew Dawson revelou que decidiu amputar a parte superior do seu dedo anelar para poder participar nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris.
ANÚNCIO
Dawson tinha quebrado o dedo durante uma competição pré-olímpica e queria garantir que a lesão e o processo de cura associado não o impedissem de participar do jogo internacional.
Uma decisão épica
"Naquele momento, tomei uma decisão informada com o cirurgião plástico, não apenas pela oportunidade de jogar em Paris, mas também pela vida após", disse Dawson à 7News. "A melhor opção para mim era remover a ponta do dedo".
O defensor acrescentou que, embora a lesão tenha representado uma “mudança” e um “desafio emocionante”, foi uma escolha a longo prazo que ele e sua esposa fizeram juntos.
A saúde foi a sua melhor decisão
"Mas acredito que tinha toda a informação necessária para tomar uma decisão não apenas sobre jogar em Paris, mas também sobre a vida depois e como ter a melhor saúde", disse Dawson.
O treinador principal da seleção nacional australiana, Colin Batch, parecia particularmente impressionado com o compromisso inabalável de Dawson. "Um grande aplauso para o Matt", disse Batch. "Não tenho certeza se eu teria conseguido, mas ele conseguiu. É incrível".
Matthew Dawson e a equipe
Dawson, de 30 anos, tem sido membro da equipe masculina de hóquei sobre grama da Austrália desde 2014, participando com a equipe tanto nos Jogos do Rio 2016 quanto em Tóquio 2020 (realizados em 2021 e sem público).
ANÚNCIO
Em Tóquio, os Kookaburras conseguiram a medalha de prata após perderem para a Bélgica nos pênaltis.
A última lesão dramática de Dawson não foi a primeira em sua carreira. Em novembro de 2018, o australiano revelou que quase perdeu um olho depois de ser atingido pelo bastão de um colega de equipe durante um treino.
Quando não está competindo pela glória olímpica, Dawson joga pelo NSW Waratahs da Austrália na Liga Australiana de Hóquei. Com ou sem restrições, Dawson e os australianos buscam sua primeira medalha de ouro desde 2004 em Atenas.
A equipe australiana inicia seu calendário olímpico em 27 de julho contra a Argentina na fase de grupos.