Social

Proteína do futuro? Carne de cobra pode ser uma opção sustentável para a alimentação

Cientistas afirmam que a carne de cobras píton pode ser uma alternativa sustentável à pecuária tradicional.

Cobra
Representação (Reprodução / kuritafsheen77 - Freepik)

Um estudo recente publicado pela Scientific Reports está dando o que falar depois de afirmar que a carne da cobra píton pode ser uma alternativa sustentável para a pecuária tradicional.

ANÚNCIO

Conforme publicado pelo Extra, o estudo, que foi realizado na Tailândia e Vietnã, também afirma que a carne desta cobra é rica em proteínas e similar ao frango.

Na pesquisa o co-autor do trabalho, Patrick Aust, zoólogo da Universidade de Oxford, revela que os estudos confirmaram que a carne de píton pode ser uma fonte de alimento eficiente para os seres humanos e pode entrar para o cardápio da maioria das refeições em breve.

“As cobras possuem dois enormes pedaços de carne branca que são muito semelhantes ao filé de frango”, revela o pesquisador.

Para os cientistas, o tamanho, o crescimento rápido e a capacidade de adaptação dessa espécie faz com que sua criação possa ser realizada em armazéns ventilados, tornando sua criação viável do ponto de vista comercial. Em alguns locais da Ásia este mercado específico já está estabelecido junto aos consumidores.

Alta capacidade de reprodução

Alguns dos fatores citados no estudo envolvem a eficácia energética das pítons e sua alta capacidade reprodutiva. Uma vez que são répteis, e por sua vez animais de sangue frio, sua eficiência energética é aproximadamente 90% mais eficaz que a dos animais de sangue quente, como as aves.

Em termos reprodutivos, uma mesma fêmea é capaz de produzir entre 50 e 100 ovos a cada ano, gerando uma grande quantia de novos animais e se tornando atrativa para a indústria do consumo.

Segundo o estudo, estes fatores são apenas algumas das vantagens de acrescentar o consumo de carne de cobra à alimentação. A pesquisa ainda revela que existe uma necessidade de buscar por novas opções alimentares visto que a pecuária tradicional não terá condições de ajudar a combater a insegurança alimentar e coloca esta entre as opções viáveis e sustentáveis

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias