Uma polêmica de proporções está ocorrendo na China, devido a uma prática de cortar as orelhas dos animais de estimação para deixá-las redondas no estilo Mickey Mouse.
E bem, como era de se esperar, isso está causando uma forte rejeição entre os veterinários, que consideram esse comportamento como maus-tratos aos animais e pedem sua proibição para que não continue se espalhando.
O La Vanguardia explicou que os cortes para gatos têm um preço de 38 euros, oferecendo a operação estética como “orelhas do Mickey” em comemoração ao Ano Novo chinês.
Como é a operação?
Tem duas etapas, onde a primeira é feita sob anestesia e consiste em cortar cirurgicamente as orelhas do animal para arredondá-las, enquanto a segunda consiste em estilizar sua forma para mantê-las erguidas.
Chen Young, do hospital veterinário Lianhe, na cidade sudeste de Shenzhen, destacou que há um alto impacto dessa prática na saúde física e mental dos animais de estimação, desde os riscos da anestesia até a possibilidade de os animais desenvolverem comportamentos autolesivos devido à dor.

