Social

Tio Jack, Tiktoker de 100 anos, compartilha 6 dicas para uma vida longa e feliz

Ele completou 100 anos em julho e acumula milhões de seguidores no TikTok

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Nas últimas dez décadas, Jack Van Nordheim cuidou de um macaco de estimação, lutou na Segunda Guerra Mundial e se tornou um influenciador. Agora ele escreveu um livro, compartilhando alguns dos melhores conselhos que colecionou ao longo de sua longa vida.

Ele que mora no sul da Califórnia e comemorou seu 100º aniversário em 31 de julho no Zoológico de Los Angeles. O cenário era adequado, pois o centenário é um amante dos animais, tendo sido ornitólogo e naturalista — paixões que ele acredita terem contribuído para a sua longevidade.

Quando questionado sobre como chegou aos 100 anos, tio Jack diz que não sabe, “ele simplesmente acorda e continua aqui, assim como você e eu”, embora ache que ser “durão” ajudou.

Muito provavelmente, a genética também lhe deu uma vantagem inicial, mas sabemos que o estilo de vida e a atitude também podem desempenhar um papel importante no tempo de vida.


O jovem de 100 anos pode ser durão, mas, com a ajuda de Vonn, ele chamou a atenção de seus 1,7 milhão de seguidores do TikTok por meio de piadas, conselhos de vida saudáveis e lembranças doces e emocionantes de sua mãe.

A seguir estão as seis coisas que ele acha que o ajudaram a viver uma vida tão longa e feliz.

Comer muito chocolate amargo e mel

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Em todas as entrevistas que dá, Tio Jack faz questão de enfatizar a importância e sua paixão pelo chocolate amargo.

Ele come chocolate amargo especial Hershey’s duas vezes por dia, ou sempre que pode. Seu hábito doce pode ser benéfico porque, embora comer muito açúcar faça mal à saúde, consumir uma quantidade moderada de chocolate amargo tem sido associado a benefícios como melhor saúde cardiovascular, informou o Insider anteriormente.

LEIA TAMBÉM: ‘Meu 1º namorado’: Mulher larga tudo para cuidar do amado que teve AVC

Ele também disse que substitui o açúcar pelo mel, acrescentando o adoçante natural aos waffles e ao café.

O mel é um doce básico para os superagers que vivem nas Zonas Azuis, áreas do mundo onde as pessoas vivem mais, o Insider também relatou anteriormente. Em Icária, na Grécia, onde uma em cada três pessoas vive até aos noventa anos, come muito mel cru e não processado, o que pode ajudar a reduzir o colesterol.

Tudo isso pode ser enquadrado na dieta mediterrânea, considerada o padrão ouro para uma alimentação saudável e focada em alimentos não processados e guloseimas com moderação.

Passar tempo ao ar livre e longe do ‘espelho mágico’

Vonn disse que o tio Jack chama os smartphones de “espelhos mágicos”. A pesquisa sugere que passar tempo ao ar livre, em vez de usar o telefone, pode ajudar a melhorar a saúde mental e a felicidade, por isso Vonn disse que o tio Jack sempre aconselha as pessoas: “Deixe seu espelho mágico em casa e saia”.

Para aproveitar a vida ao ar livre enquanto se mantém ativo, o tio Jack recomendou “caminhar, subir em árvores, sair e curtir a natureza, nadar, correr, pular - quanto mais ativo, melhor”, disse Vonn.

Curtir a natureza

Vonn disse que o tio Jack ama a natureza desde criança, relembrando uma história que lhe contou sobre uma viagem para ver o circo na década de 1930. Tio Jack tinha até seu próprio zoológico no quintal, completo com gambás, um coiote, corujas, falcões, gambás, raposas e um macaco.

Hoje em dia, ele cuida de pombas em seu jardim e lê livros sobre pássaros de seu extenso acervo.

Vonn disse que encontrar algo pelo qual se apaixonar e que o leve ao ar livre é o conselho mais importante do tio Jack.

Ter uma paixão é uma ótima maneira de manter sua mente ativa, o que o Insider relatou anteriormente ajuda a manter a função cognitiva em idades mais avançadas.

Comer bem

Tio Jack cresceu nas décadas de 1920 e 30, antes de o fast food se tornar popular, então ele nunca gostou disso, disse Vonn. Em vez disso, ele sempre comia comida caseira muito simples.

A família dele tinha uma fazenda de galinhas, então tio Jack disse que comia muito frango frito e cozido, além de macarrão.

A pesquisa sugere que certos alimentos processados podem ter impactos negativos na saúde, desde fadiga e confusão mental até riscos aumentados de câncer e morte precoce.

Consumir pouco álcool

“Bebi um pouco de cerveja e um pouco de vinho e só. Nada de água para fogo”, disse tio Jack. (“Água de fogo” é o que ele chama de álcool forte.)

Insider relatou anteriormente que se pensa que beber com moderação traz alguns benefícios à saúde, mas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, não existe uma quantidade segura de álcool que não afete a saúde.

Passar tempo com a família

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Tio Jack nunca se casou nem teve filhos, mas era próximo dos pais. Ele disse que sua casa sempre foi “cheia de amor”.

Ele também teve um relacionamento próximo com seu sobrinho, o falecido pai de Vonn, que cuidou dele antes de sua morte, bem como com o próprio Vonn, que assumiu os cuidados do tio Jack.

Ter relacionamentos fortes, seja com a família ou amigos, tem sido fortemente associado à melhoria da longevidade.

Para o tio Jack, a família é “a coisa mais importante da vida”.

Fonte: Insider

LEIA TAMBÉM: Descoberta chocante: microbioma intestinal ligado à doença de Alzheimer

Tags

Últimas Notícias