A polícia de Calcutá (Índia) prendeu 40 pessoas em uma operação que desmantelou um call center ilegal na cidade, acusado de fraudar cidadãos australianos. A empresa, chamada Translinks, operava em três andares de um edifício e os funcionários se passavam por representantes de empresas respeitáveis, como Norton, Telstra e Amazon Paybacks.
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Os fraudadores entravam em contato com suas vítimas, fingindo oferecer reembolsos. Uma vez estabelecido o contato, eles usavam softwares de acesso remoto para controlar os computadores das vítimas, como o Team Viewer e o Joho Assist.
Com acesso aos computadores, eles desviavam fundos das contas das vítimas, transferindo o dinheiro roubado para bancos estrangeiros. Posteriormente, os fundos ilícitos eram trazidos de volta para o país por meio de rotas como Hawala, Bitcoins ou cartões-presente.
Durante a operação, a polícia apreendeu diversos equipamentos, incluindo 50 computadores desktop, seis discos rígidos, 12 telefones celulares, três roteadores, dois servidores e 50 telefones IP.
Essa ação policial demonstra a importância de combater call centers ilegais que se dedicam a fraudes e atividades criminosas, prejudicando cidadãos em todo o mundo. Conforme o India Today, a investigação e prisão dos envolvidos são um passo crucial para a segurança das vítimas e a prevenção desse tipo de crime no futuro.