Oscar Wilde, uma das figuras mais icônicas da literatura e da dramaturgia mundial, é lembrado tanto por suas brilhantes obras quanto por sua vida pessoal repleta de escândalos. O Festival Literário Internacional de Paraty, a Flipar, traz à tona a fascinante história desse escritor, que desafiou as convenções sociais de sua época.

Nascido em Dublin em 16 de outubro de 1854, durante um período em que a Irlanda ainda fazia parte do Reino Unido, Wilde destacou-se desde cedo por sua erudição. Filho de intelectuais, dominava idiomas como francês e alemão e obteve diplomas de prestígio tanto em Dublin quanto em Oxford, Inglaterra. Suas peças de teatro lotavam os teatros e refletiam a futilidade da sociedade vitoriana.

A casa onde ele viveu em Dublin, hoje transformada em colégio, atrai curiosos e fica em frente a uma praça que abriga uma estátua do autor.

A vida pessoal de Wilde também é parte importante de sua história. Seu relacionamento com Alfred Douglas o levou a um infame julgamento, marcado por ridículo público e discriminação aberta. Ele foi condenado a dois anos de prisão, onde escreveu a longa carta "De Profundis", publicada postumamente.
Sua última obra, "A Balada do Cárcere de Reading", foi escrita na França, onde se mudou após ser libertado em 1897, e onde veio a falecer em 30 de novembro de 1900, aos 46 anos.

Apesar de ser homossexual, Wilde casou-se com Constance Lloyd, com quem teve dois filhos, Cyril e Vyvyan. O nome de família Holland foi adotado por Constance após a condenação de Wilde para proteger seus filhos do escândalo.
Wilde, conhecido por sua habilidade única de empregar o sarcasmo com elegância, emergiu como um crítico mordaz da sociedade britânica do final do século XIX.
Algumas de suas frases e escritos célebres, que refletem seu pensar:
"A vida é muito importante para ser levada a sério".
"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe".
"Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente
fatal".
"Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do
mundo. Hoje, tenho certeza".
"Ser grande significa ser incompreendido".
"Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal
interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo".
"Ah! Não me diga que concorda comigo! Quando as pessoas concordam comigo,
tenho sempre a impressão de que estou errado".
"A ambição é o último recurso do fracassado".
"A experiência não tem nenhum valor ético, é simplesmente o nome que damos
aos nossos erros".
"Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como
nós queremos".
"O amor é quando começamos por nos enganar a nós próprios e acabamos por
enganar a outra pessoa".
Oscar Wilde é lembrado por obras como "O Retrato de Dorian Gray", um romance ácido que explora os efeitos do egoísmo e da decadência. Sua influência transcende gerações, e sua habilidade de criar frases memoráveis continua a encantar leitores em todo o mundo. Como ele mesmo disse: "Posso resistir a tudo, menos à tentação".

