A empresária Maite Schneider está viralizando no LinkedIn ao denunciar um episódio de transfobia que sofreu na companhia aérea Latam Airlines.
Segundo ela, há anos tenta trocar seu nome na conta da companhia, mas não consegue - mesmo já tendo seu nome alterado em todos os documentos oficiais há 20 anos.
“Chegou numa situação que não da para continuar com a Latam Airlines. Já fui apaixonada pela empresa e seu trabalho, mas há muito tempo deixei de gostar... E só uso em caso de extrema necessidade... E é o caso agora”, detalhou ela no depoimento.
Ela ressalta o constrangimento que passa todas as vezes em que a empresa ainda segue utilizando seu nome antigo.
“A empresa insiste em manter meu nome antigo... Sendo que usa como cadastro o CPF e na Receita nunca tive problemas e tudo já está certo. Ontem fiz mais uma tentativa”, continuou. “Acabo de receber um email falando que nada poderia ser feito”.
Como só utiliza a companhia em último caso, não é sempre que passa por isso. Contudo, às vezes é inevitável.
“Vergonha ter de passar isto e ter de usar a Latam pois é a única empresa que tem voo para o local onde vou”, declarou.
Veja o depoimento completo:
Maite é conhecida por ser uma militante dos direitos de pessoas LGBTQIA+ e também por ter lançado o primeiro site de diversidade da internet em 1997, o Casa da Maite.
Além disso, em 2013 criou o portal TransEmpregos, com objetivo de aumentar a empregabilidade de pessoas transgêneras. A plataforma se tornou referência no mercado.
Em nota, a Latam Airlines se pronunciou sobre o caso. “A Latam lamenta o ocorrido e reforça que resolveu o caso no mesmo dia ao exposto. A companhia esclarece ainda que esteve em contato com a cliente e prestou todo auxílio necessário”, informou a assessoria.
Leia também: Pitbull resgata chihuahua que estava se afogando e viraliza

