Social

Ottawa declara ‘estado de emergência’ após protesto contra as medidas sanitárias para contenção do COVID-19

O movimento protesta contra a decisão que obriga os caminhoneiros a se vacinarem contra a COVID-19 para cruzar a fronteira com os EUA.

Representação (Pixabay / Ralphs_Fotos)

No último domingo, 06 de fevereiro, o prefeito de Ottawa declarou “estado de emergência” após considerar como extremamente preocupante a situação da capital canadense. A cidade está paralisada há mais de uma semana depois que caminhoneiros iniciaram um protesto contra as medidas sanitárias para contenção do COVID-19 no país.

ANÚNCIO

Conforme a publicação feita pelo Meganoticias, os protestos foram iniciados em 29 de janeiro na região de Ottawa, mas já atingem outras cidades como Toronto, Quebec e Winnipeg.

A decisão de Jim Watson ao declarar o estado emergência mostra a gravidade da situação. “Esta decisão reflete o grande perigo e ameaça à segurança dos moradores e mostra o quão importante é a intervenção e o apoio de outras jurisdições e níveis de governo”.

Ele ainda ressaltou que a medida tem como objetivo “oferecer uma maior flexibilidade na administração municipal para permitir que Ottawa tenha condições de continuar gerindo os negócios e fornecendo serviços essenciais para sua população”.

Para as autoridades, a situação está fora de controle

Antes de instaurar o “estado de emergência” na cidade, Jim Watson declarou, em entrevista a uma rádio local, que a “situação da cidade está fora de controle, pois os manifestantes estão focados em ‘impor sua lei’ uma vez que estão em maior número que a polícia local”.

“Estamos perdendo a batalha, precisamos recuperar a cidade”, explica o prefeito em um apelo à população e às demais autoridades do país.

Para ele, o comportamento dos manifestantes, autointitulados de “Comboio da Liberdade”, é algo inaceitável.

ANÚNCIO

Confira também:

O movimento teve como ponto de partida protestos que buscavam ir contra a decisão que obrigava os caminhoneiros a se vacinarem contra a COVID-19 para poderem cruzar a fronteira do Canadá com os Estados Unidos.

Porém, em pouco tempo, o foco do grupo foi ampliado e agora eles protestam contra todas as medidas sanitárias impostas para contenção do vírus bem como contra o governo do primeiro-ministro Justin Trudeau.

Eles estão irredutíveis e afirmaram que vão permanecer nas ruas até que todas as restrições sanitárias sejam derrubadas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias