Social

Lava expelida pelo Vulcão Cumbre Vieja se espalha por pelo menos 656 hectares

O vulcão, que está em erupção desde o dia 19 de Setembro, afetou mais de 1.000 edifícios em seu caminho.

Alerta de explosão é emitido em La Palma

Em erupção desde o dia 19 de setembro, o vulcão Cumbre Vieja segue causando danos à ilha de La Palma. Atualmente, a lava expelida pelo vulcão ocupa 656 hectares e já afetou mais de 1500 construções na ilha. Além da erupção, cerca de 20 terremotos de pequena intensidade foram registrados na região nas últimas 24 horas.

Conforme notícia publicada pela Agência Brasil, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, visitou a ilha pela quarta vez desde o início da erupção. É esperado que ele apresente novas medidas de apoio às pessoas atingidas pela erupção.

Medições do sistema de satélites europeu Copernicus indicam que atualmente a lava ocupa um espaço de 656 hectares na ilha. Ela continua fluindo pelo último fluxo aberto ao norte do vulcão principal e, até o momento, obrigou ao menos 800 pessoas da região de La Laguna a deixarem suas casas.

Recomendados

O último relatório do Departamento de Segurança Nacional espanhol (DSN) mostra alterações no fluxo da lava em decorrência do rompimento do cone do vulcão.

Além do novo fluxo de lava direcionado a região norte da ilha, outras duas línguas de magma podem por em risco outras construções na ilha de La Palma.

Vulcão Cumbre Vieja permanece em erupção

O confinamento decretado para os residentes da ilha em decorrência da qualidade do ar foi interrompido ao longo desta terça-feira. A interrupção se deu graças as melhoras nas condições meteorológicas que favoreceram a qualidade do ar. Apesar do cancelamento de voos para a região, o espaço aéreo e o aeroporto da ilha permanecem abertos.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional Geográfico espanhol (ING) indicaram a ocorrência de ao menos 20 abalos sísmicos na região, sendo o mais intenso de magnitude 3,9.

Confira também:

Com a contínua erupção do vulcão prestes a completar um mês, a lava expelida pelo Cumbre Vieja já cobre ao menos 656 hectares e afetou cerca de 52,1km de estradas, tendo destruído completamente 49km. Após a diminuição do fluxo de lava, as pessoas residentes nas regiões atingidas, que foram removidas do local por medidas de segurança, poderão retornar a suas casas para recolher roupas e pertences.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos