Social

Erupção do vulcão Cumbre Vieja já emitiu 250 mil toneladas de dióxido de enxofre

O vulcão, localizado em La Palma, entrou em erupção no dia 19 de setembro

Alerta de explosão é emitido em La Palma

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan), na Espanha, estima-se que a erupção do vulcão Cumbre Vieja tenha emitido cerca de 250 mil toneladas de dióxido de enxofre (S02) na atmosfera.

Conforme divulgado pela Agência Brasil, o Involcan ainda informa que o cálculo pode representar um valor aproximado, e inferior, a real dimensão das medições de S02.

O instituto vem monitorando a erupção nas Ilhas Canárias desde seu início, em 19 de setembro. Além do volume estimado de S02 emitido, também acredita-se que o vulcão tenha expelido aproximadamente 35 milhões de metros cúbicos de magma.

Confira também:

Recentemente, com a lava alcançando o mar, a emissão de gases tóxicos e constantes explosões nos arredores da ilha foram registradas. Com duas novas fissuras na cratera do vulcão, a lava permanece sendo expelida em direção ao oceano.

Informações da agência de notícias espanhola EFE indicam que a comissão científica responsável por acompanhar o Plano de Emergência Vulcânica das Canárias calculou recentemente a quantidade de materiais emitidos pelo vulcão. Ao todo, acredita-se que o Cumbre Vieja tenha sido responsável por lançar cerca de 80 milhões de metros cúbicos de materiais.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos