Social

515 anos de idade: conheça o tubarão mais velho do mundo

Reprodução / Science

Um tubarão-da-groenlândia (Somniosus microcephalus) virou notícia no mundo inteiro por causa da sua incrível idade. Segundo o Clarín, o animal teria nascido em 1505, ou seja: um ano antes da morte de Cristóvão Colombo, o ‘descobridor’ das Américas.

ANÚNCIO

Em estudo publicado na revista Science, um grupo de pesquisadores afirmou que se trata do vertebrado mais antigo da Terra. O tubarão-da-groenlândia é um tubarão de crescimento lento, crescendo apenas 1 centímetro por ano. Entretanto, o animal pode atingir mais de 500 centímetros (5 metros).

Para calcular a idade do tubarão, foi utilizado um modelo matemático que analisa seus cristalinos e suas córneas. Para isso, os pesquisadores extraíram os olhos de 28 espécimes femininos que haviam sido pescados acidentalmente.

Recomendados

tubarao

VEJA MAIS:
○ Vídeo incrível: atropelado, bebê elefante sobrevive após reanimação cardiorrespiratória
○ Tarântula ou larva de mariposa? Vídeo mostra camuflagem incrível de inseto
○ Momento incrível: fotógrafo registra ataque de crocodilo canibal de meia tonelada

As idades dos 28 tubarões analisados variaram de 272 a 515 anos, dando uma expectativa de vida média de 392 anos. O teste de carbono tem uma margem de erro de 120 anos, o que significa que, no pior cenário, o tubarão mais velho teria 395 anos.

Mas o novo estudo, além da idade, determinou outros dados fascinantes: o tubarão não atinge a maturidade sexual até os 150 anos, por isso deve ser protegido da pesca para evitar que entre em perigo de extinção.

Também pode ser fundamental para o ser humano. Entender como eles vivem tantos anos sem desenvolver câncer ou outras doenças pode fornecer as respostas para retardar o envelhecimento humano.

O tubarão da Groenlândia é um animal de sangue frio, tem poucos filhotes e vive no Oceano Ártico, onde as temperaturas são tão baixas que a atividade celular é muito lenta. Nessas mesmas águas vivia Ming, um molusco da Islândia que tinha 507 anos quando morreu.

Tags

Últimas Notícias