Pesquisadores russos descobrem novo mineral peculiar dentro de um vulcão

Por Brenno Quadros

Cientistas da Universidade de São Petersburgo descobriram um novo e intrigante mineral no topo de um complexo vulcânico na Rússia.

Segundo o IFLS, o mineral, chamado petrovita, foi coletado pela primeira vez há quase duas décadas, mas uma análise recente revelou a sua composição e quão curiosamente os átomos dentro dele estão organizados. A petrovita é feita de oxigênio, cálcio, sódio, enxofre e cobre (sua fórmula química é Na10CaCu2 (SO4) 8).

“O átomo de cobre na estrutura cristalina da petrovita tem uma coordenação incomum e muito rara de sete átomos de oxigênio. Essa coordenação é característica de apenas alguns compostos, bem como do saranchinaita, que foi descoberto por nossos colegas da Universidade de São Petersburgo.” – Declarou o professor Stanislav Filatov, gerente do projeto, através de um comunicado.

VEJA MAIS:

• Rússia apresenta carro elétrico de baixo custo que promete revolucionar o mercado de automóveis

• Vídeo: salão apresenta look em que aplica cabeças de camarão nas unhas de seus clientes

• Os 5 terremotos mais fortes de todos os tempos

Além de uma estrutura semelhante, o saranchinaita tem outras conexões importantes com a petrovita. O primeiro mineral também foi descoberto na mesma região, o que leva os pesquisadores a levantaram a hipótese de que o segundo poderia ser um produto da reação entre saranchinaita, sulfato de cálcio e sulfato de sódio.

Até o momento, o mecanismo de formação proposto é apenas uma hipótese, enfatiza a equipe. Mas vale a pena investigá-lo e compreender como essas formas minerais podem ter várias aplicações na ciência dos materiais.

O mineral é estruturado em armações porosas e os átomos de sódio podem se mover livremente entre os vazios. Essa capacidade pode tornar o material ideal como um cátodo em baterias de íon de sódio.

'Atualmente, o maior problema para este uso é a pequena quantidade de um metal de transição – cobre – na estrutura cristalina do mineral. Pode ser resolvido sintetizando um composto com a mesma estrutura da petrovita em laboratório." – Declarou Filatov.

Revisa el siguiente artículo