Apresentado por:Personare

Personare

Autismo e Aromaterapia: como o método pode ajudar

Óleos essenciais podem melhorar a função cognitiva das crianças e acalmar

O dia 2 de abril é definido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data voltada para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sabia que existem terapias alternativas que podem auxiliar nos desafios? Neste artigo, te contamos tudo sobre Autismo e Aromaterapia.

O Transtorno do Espectro do Autista é uma condição que pode afetar a comunicação, a capacidade de aprendizado e a adaptação da criança. É aí que entram os óleos essenciais.

Através da Aromaterapia, os óleos atuam não só no desenvolvimento da criança, mas também ajudam a acalmar, proporcionando mudanças benéficas de comportamento.

Leia também:

  1. Entenda o que representa o açúcar para crianças
  2. Criança estressada pode virar adulto doente; saiba mais aqui
  3. Aprenda brincadeiras de criança para relaxar

Estudo comprovou benefícios da Aromaterapia

O médico Terry Friedmann testou o uso da Aromaterapia em 40 crianças com TDAH na faixa de 6 a 12 anos. Por dois anos, Friedmann observou o efeito dos óleos, que eram inalados durante a noite ou três vezes durante o dia, quando as crianças estavam mais dispersas.

O médico publicou os resultados de seu estudo no artigo Attention deficit and hyperactivity disorder”, em 2001.

Friedmann concluiu que o uso regular do óleo essencial de Vetiver por 30 dias melhorou o padrão de ondas cerebrais, o desempenho escolar e os padrões de comportamento em todas as crianças acompanhadas.

As propriedades calmantes e relaxantes do Vetiver ajudaram, então, a amenizar os sintomas de hiperatividade. Inclusive, colaboraram para minimizar a dificuldade de concentração, foco, dificuldade de se organizar e seguir normas e comportamento inquieto.

Quais óleos essenciais utilizar em casos de Autismo?

  1. O Vetiver ajuda crianças autistas com dificuldade em lidar com mudanças de uma atividade para outra, fazendo com que elas se desliguem de uma tarefa e partam para outra naturalmente.
  1. Já o óleo essencial de Lavanda relaxa e traz tranquilidade para a criança, que acaba relacionando o cheiro a momentos de paz e calma. Assim, é ideal para ser usada antes de dormir.

Como aplicar Aromaterapia para Autismo

O uso do colar aromático ou difusor pessoal com óleos essenciais durante o dia ativa o sistema límbico. Assim, leva a mudanças de comportamento e sensações.

Além disso, é possível ligar um difusor elétrico no ambiente onde a criança passa algumas horas do seu dia ou então antes de dormir.

Vale ressaltar que o acompanhamento de um aromaterapeuta é essencial. O profissional, então, ajuda nos casos de transtornos. Além disso, orienta quanto à indicação dos óleos essenciais para cada caso, uma vez que existem vários graus de autismo.

Se precisar, estou aqui.

+ Saiba tudo sobre o seu jeito ser, desafios e potenciais. Faça o seu Mapa Astral aqui e leia uma amostra grátis.

+ Descubra oportunidades e desafios de Abril a Junho de 2022 nas suas Previsões Numerológicas, leia agora sua amostra grátis.

+ Quer mais previsões para o seu dia? Aqui tem um horóscopo gratuito baseado em todo o seu Mapa Astral, leia agora!

+ Tarot: tire 13 cartas e descubra o que pode rolar na sua vida nos próximos seis meses. Jogue agora!

Solange Lima

Terapeuta integrativa e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia e Reiki. Realiza atendimentos online.

atendimento.sol08@gmail.com

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos