Apresentado por:Personare

Personare

Cinco passos para entender a culpa ao comer

Aprenda a se libertar, aos poucos e respeitando o seu tempo, de tudo aquilo que causa em você culpa ao comer aquilo que teoricamente não é saudável

Cinco passos para entender a culpa ao comer

Sabe quando você come e, em seguida, sente culpa, aquele sentimento que te faz sentir mal ao comer um chocolate ao leite pensando que deveria comer um 70% ou até uma fruta? Pois bem, aqui você vai ler sobre cinco passos para entender sua culpa ao comer e poder virar o jogo a seu favor.

O que significa culpa?

“Responsabilidade por algo, condenável ou danoso, causado a outrem”, esse é o significado de culpa segundo dicionário. Neste caso, seria você com você mesma.

E a partir deste significado, você pode começar a se perguntar o porquê colocar esse sentimento tão ruim contra você mesma? Como se fosse um crime gostar de comer alimentos não tão nutritivos.

Os cinco passos para começar a entender sua culpa ao comer

Passo 1 – Pare de julgar os alimentos entre proibidos e permitidos

Para quem já fez dieta na vida sabe que devido à “proibição” de alguns alimentos entrarem no plano, eles foram classificados literalmente como proibidos. E como o famoso ditado de que “tudo aquilo que é proibido é mais gostoso” fica mais difícil “resistir” a esses alimentos.

Comece a olhar para cada um dos alimentos com neutralidade, sem julgá-los como permitidos e proibidos. Você pode trazer a liberdade alimentar e decidir escolher entre os mais nutritivos e menos nutritivos, apenas conhecendo como eles refletem no seu corpo, perceba o quanto fica mais leve!

Dica Personare: que tal conhecer alimentos para imunidade ou alimentos afrodisíacos ou ainda alimentos para amenizar a ansiedade. Assim você pode envolver sua alimentação em práticas que vão ajudar diferentes áreas da sua vida.

Passo 2 – Desconstrua a palavra culpa e troque por melhorar a relação com as suas escolhas!

Se para qualquer ação, temos uma reação, perceba que você fez o melhor que você pôde com aquilo que você tinha então assuma seu poder de escolha e caso necessário, faça melhor na próxima!

Lembre-se desta frase da Louise Hay:

Amar a si mesmo começa com jamais nos criticarmos por nada. A crítica nos tranca dentro do padrão que estamos tentando modificar. A compreensão e os sermos gentis conosco nos ajudam a sair dele. Lembre-se, você esteve se criticando por anos e não deu certo. Tente se aprovar e veja o que acontece.

Este é meu convite, experimente!

Dica Personare: alimentação e astrologia tem tudo a ver. Veja aqui quais são os maus hábitos alimentares de cada signo.

Passo 3 – Não ignore os seus desejos!

Quando você ignora o desejo de comer alguma coisa, não só está perdendo a oportunidade de aprender sobre o próprio corpo como também começa a sentir culpa, tristeza e insatisfação. Por trás da vontade de comer alguma coisa está o segredo para conhecer nosso corpo, nossos pensamentos refletindo assim em nossas ações.

Por exemplo: você sente um desejo de comer um brigadeiro, mas julga proibido, e come 1 fruta, 1 iogurte, algumas castanhas porém, o desejo continua lá, e em outro dia ele pode virar uma panela de brigadeiro. Percebe a diferença?

Passo 4 – Aprofunde o que tem por trás do desejo

Da próxima vez que sentir desejo de comer alguma coisa, tente refletir sobre o motivo dessa vontade para tentar descobrir o que há por trás dele.

Em vez de ignorar essas vontades, você precisa aceitá-las. Dê ouvido ao seu desejo. Escute-o.

Toda vez que sentir aquela vontade de comer alguma coisa diga “Sim! Vou aproveitar para conhecer mais sobre mim e meu corpo” em vez de ignorar o sentimento de imediato, pois, quando faz isso, perde a oportunidade de aprender mais a respeito das necessidades do seu corpo.

Passo 5 – Liberte-se aos poucos

A partir disso, você vai conseguir escolher de forma mais consciente se realmente quer comer tal alimento ou se conseguiu suprir de outra forma.

A culpa nos permite avaliar o nosso comportamento. Se na infância você foi muito cobrada para se perfeita, fazer tudo certinho ou até mesmo ser a melhor aluna da classe, você precisa a cada dia se libertando dela, aos poucos até dar espaço a aceitação.

Como todo relacionamento, leva tempo para melhorar. Se perdoe, você merece comer sem culpa e com autoamor.

+ Saiba tudo sobre o seu jeito ser, desafios e potenciais. Faça o seu Mapa Astral aqui e leia uma amostra grátis.

+ Descubra oportunidades e desafios de Abril a Junho de 2022 nas suas Previsões Numerológicas, leia agora sua amostra grátis.

+ Quer mais previsões para o seu dia? Aqui tem um horóscopo gratuito baseado em todo o seu Mapa Astral, leia agora!

+ Tarot: tire 13 cartas e descubra o que pode rolar na sua vida nos próximos seis meses. Jogue agora!

Priscila Monomi

Nutricionista e Terapeuta de Thetahealing, desenvolve um trabalho de conscientização dos motivos que levam a pessoa a comer, identificando crenças alimentares e de vida. Em seus atendimentos online, une conhecimentos da nutrição consciente e intuitiva e técnicas terapêuticas.

pripriyumi@gmail.com

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos