Apresentado por:Personare

Personare

Cinco fitoterápicos contra ansiedade

Descubra 5 plantas medicinais que combatem o problema

Cinco fitoterápicos contra ansiedade

Será possível viver sem ansiedade? Às vezes parece impossível imaginar um dia sem sentir ansiedade com tanto compromisso, meta, exigências, econonomia, questões familiares, trabalho… É tão presente no cotidiano que é difícil até perceber quando ela está causando sintomas físicos e emocionais, como angústia, depressão, estresse, insônia, obesidade e tantas outras.

E controlar a ansiedade? Aquele tradicional chazinho pode ser muito eficaz. O uso das plantas medicinais data deste os primeiros xamãs, mas também há relatos de uso no Egito antigo, onde esse conhecimento pertencia à casta sacerdotal datada inicialmente em 1700 a.C., na China existem relatos de 2800 a.C., passando pela Idade Média e toda a história do homem.

As plantas medicinais caminharam junto com nossa evolução. E no cenário atual isso não muda muito, principalmente quando falamos de uso popular das plantas, já que em 1996 a Organização Mundial de Saúde (OMS) atestou que 80% da população mundial dependia das plantas medicinais para a atenção primária de saúde.

Com essa grande crescente, vêm sendo produzidas pesquisas trazendo a comprovação de indicações de uso já sabidas do conhecimento popular. Os estudos instruem também quanto a dosagens específicas, toxicidade e interações medicamentosas.

As plantas medicinais são definidas como aquelas capazes de produzir princípios ativos que possam alterar o funcionamento de órgãos e sistemas, restaurando o equilíbrio do organismo.

Manter nosso organismo equilibrado é a chave para combatermos estes momentos tão frequentes de ansiedade.

Confira algumas plantas amplamente conhecidas no Brasil e eficazes contra a ansiedade, mas se você quiser, combine com essa meditação para ansiedade ou com essa lista de alimentos contra ansiedade ou ainda com óleos essenciais que ajudam a aliviar os sintomas.

Capim Cidreira, Capim Limão, Capim Santo

capim-santo-ansiedade

Abafe por 10 minutos e tome 2 vezes ao dia.Também encontramos facilmente como óleos essenciais para preparos de óleos de massagem e saunas faciais.

Camomila

camomila-ansiedade

A melhor forma de uso em chás é preparando uma infusão: para cada xícara, use uma colher de chá de flores secas de Camomila, abafe por 10 minutos e tome 3 vezes ao dia.

Melissa

melissa-chá-fitoterapico

Para isso, utilize cerca de 1 a 3 gramas da planta fresca para cada 150ml a 200ml de água. Abafe por cerca de 10 minutos e tome a bebida ainda morna, 3 vezes ao dia.

Maracujá

maracuja-cha-fitoterapico

Para cada xícara de chá, use uma colher de sopa da folha seca bem picada, abafe por 10 minutos e tome 2 vezes ao dia, de preferência uma vez antes de dormir.

Lavanda

lavanda-cha-fitoterapicoPode ser encontrada em óleos essenciais e usada em óleos de massagem ou aromatização de ambiente. Saiba tudo sobre o óleo essencial de lavanda aqui.

Pingue duas gotinhas do óleo no lado oposto do travesseiro. Isso vai melhorar a qualidade do sono e diminuir a ansiedade.

Estas e tantas outras são nossas aliadas. Porém, deve-se tomar muito cuidado quando utilizamos plantas medicinais, pois elas possuem nomes populares diferentes, dependendo da região do país, o que pode confundir.

Além disso, o armazenamento também deverá ser feito de forma correta, assim como plantio, colheita e extração.

Sendo assim, é de extrema importância o uso racional dos fitoterápicos, orientados por profissionais aptos e especializados a indicar a dose exata e a forma de uso, e também orientar quanto às plantas não indicadas para determinados interagentes e possíveis interações com qualquer medicamento que esteja em uso.

No que diz respeito aos chás de sachê, encontrados nos mercados, eles também podem ser consumidos, mas é importante lembrar que a concentração do fitoterápico é baixíssima.

+ Leia um panorama sobre a sua vida amorosa hoje na amostra gratuita do Tarot e o Amor.

+ Veja o significado do seu signo com o seu ascendente na amostra gratuita do seu Mapa Astral.

+ Descubra o seu horóscopo de verdade, conheça o Horóscopo personalizado Personare.

+ Descubra como você irá viver os próximos 6 meses. Jogue agora uma amostra grátis do Tarot Semestral.

Giane Honorato

Naturóloga formada pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Possui pós-graduação em Iridologia Alemã e Método Rayd, e em Fitoterapia Clínica e Nutracêutica.

gianenaturologa@yahoo.com.br

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos