Apresentado por:Personare

Personare

Solstício de Verão: dia favorável para materializar sonhos

Em 2019, o Solstício de Verão começa em 22 de dezembro de 2019 às 01h19min. Ritual de Litha, feito nesta data, tem poder de cura, renovação e vitalidade

Em 2020, o Solstício de Verão começa em 21 de dezembro às 07h02min no Hemisfério Sul. Este dia é considerado o auge do verão, o momento em que o Sol, durante seu movimento na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador. É quando o hemisfério está inclinado cerca de 23º na direção do Sol, fazendo com que receba mais raios solares. Por conta disso, este dia é mais longo que a noite.

Solstício de verão potencializa metas e objetivos

No Solstício de Verão, a natureza encontra-se plena de força e potência. É o momento em que o poder da criação está mais ativo e o sol atinge seu apogeu. Por conta disso, a estação do ano é favorável para materializar projetos e metas, para que possam se expandir e dar frutos. Nas antigas tradições pagãs costumava-se pular fogueiras para trazer purificação, fertilidade, saúde e amor.

No hemisfério norte, este dia é considerado um dos mais sagrados do ano para os celtas e druidas, que acreditavam que a época era ideal para homenagear e reverenciar o sol como a nossa grande fonte de energia vital.

Eles se encontravam, no dia do Solstício de Verão, para reverenciar o nascer do sol nos megalitos da Terra, que são monumentos feitos com grandes blocos de pedra. Uma curiosidade é que a palavra vem do grego mega (grande) e lithos (pedra).

Isto originou o termo “litha”, que é como os celtas chamavam o Solstício de Verão.

Stonehenge e o Solstício de Verão

Até hoje existem, ao redor do mundo, muitos círculos de pedras e monumentos megalíticos alinhados com o nascer do sol do Solstício de Verão. Entre eles, o maior de todos é o de Stonehenge, no sudeste da Inglaterra.

No entanto, desde 1979 a entrada neste monumento é proibida. Somente antigas linhagens de druidas e celtas, entre elas o “The Order of Bards Ovates & Druids”, têm permissão para acessar o interior das pedras de Stonehenge e celebrar este ritual de luz e dia sagrado, devido a sua grande importância!

O Solstício de Verão é também a época tradicional em que os bruxos colhiam ervas “mágicas” para realizar encantamentos e poções, pois acreditavam que o poder inato das plantas era mais forte nesse dia. Tradicionalmente, colhia-se o orvalho do Solstício de Verão, pois existe a crença de que ele tem poder rejuvenescedor.

Os antigos acreditavam que aquilo que fosse sonhado nesta noite se tornaria realidade e que todas as formas de “magia”, como os rituais de cura, seriam extremamente potentes na véspera e no dia do Solstício do Verão.

Ritual de Litha trabalha sabedoria e alegria

O Ritual de Litha é considerado o momento do ano para fazer oferendas e comunicar-se com o “Povo das Fadas”, como eram chamados pelos antigos, que são as energias da natureza. Eles ofertavam-lhe comidas e presentes, pedindo conhecimento, inspiração e sabedoria.

Os alimentos tradicionais do Solstício de Verão são vegetais frescos; frutas tropicais, como abacaxi, banana e, laranja; pão de centeio; cerveja e hidromel.

A cada ano o Ritual de Litha traz uma energia diferente a ser trabalhada, de acordo com as configurações energéticas e necessidades do momento.

Todos os anos esse ritual traz grande poder de cura, renovação, vitalidade, expansão, integração e conexão com energias superiores.

Trabalha a sabedoria de honrar a vida e ancorar alegria pelo simples fato de estar vivo.

Vale lembrar que esse é um ritual de grande seriedade e ordem cerimonial. Por isso, assim como todos os rituais mágicos da Roda da Vida, é importante que o Rito de Litha seja guiado por um sacerdote ou sacerdotisa iniciado de alto grau.

O sacerdote é um líder espiritual, aquele que tem a devida formação e conhecimentos para realizar a ritualística de forma que a mesma seja totalmente firmada no positivo e trabalhada de forma correta, completa e integrada, sem deixar margem para negatividade.

Sendo feito de forma integrada, este ritual mágico traz um grande benefício para o indivíduo, promovendo uma profunda renovação e vitalização de seu sistema de corpos. A pessoa recebe grande carga e potência energéticas que podem ser direcionadas para sua evolução e desenvolvimento. Participar de um rito de Litha abre as portas para um despertar espiritual e mágico.

No calendário celta existem 8 rituais sagrados de luz que ocorrem durante o ano, sendo que cada um deles se conecta com uma energia diferente

No calendário celta existem 8 rituais sagrados de luz que ocorrem durante o ano, sendo que cada um deles se conecta com uma energia diferente da Mãe Terra. E o Solstício de Verão – celebrado no hemisfério sul entre os dias 20 e 22 de dezembro e no hemisfério norte entre 20 e 22 de junho – é um deles. Este momento também é conhecido como Litha, em celta; Alban Hefin, em gaélico; Midsummer, em inglês ou Feill Seathain, em bretão.

Roda da Vida Celta

A Roda da Vida celta é composta de 8 rituais que celebram e se conectam com energias específicas. São eles:

  1. Samhain (noite das bruxas)
  2. Litha (solstício de verão)
  3. Imbolc (noite do fogo)
  4. Mabon (equinócio de outono)
  5. Beltane (ritual do amor)
  6. Yule (solstício de inverno)
  7. Lammas (ritual da colheita e prosperidade)
  8. Ostara (equinócio de primavera)

+ Leia previsões personalizadas e coletivas para o seu ano, no nosso especial Previsões para 2021.

+ 2021 é tá quase ON. Descubra o número do seu ano pessoal gratuitamente no Mapa do Ano Personare.

+ Sorteie 13 cartas no Tarot Semestral Personare e descubra como você irá viver cada área da vida nos próximos 6 meses.

+ Descubra o seu horóscopo de verdade, conheça o Horóscopo Personalizado Personare.

Joanita Molina

Mestra ascensa, líder espiritual e sacerdotisa de magia ascensional. Realiza os 8 rituais de luz do ano e 9 festivais de luz de gaya.

adonai@adonaigaya.com.br

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos