Apresentado por:Personare

Personare

Descubra sua Deusa e o que ela diz sobre você

Como as nossas ancestrais refletem no nosso dia a dia

Quem é a sua deusa? Talvez você a conheça como Nossa Senhora, Yemanjá, Maria, Ísis, Oxum, Afrodite, Durga ou simplesmente como Mãe. Talvez você, como eu, encontre-a também quando olha para uma flor ou para seus filhos, quando sente a brisa no rosto ou na mesa de jantar com a família, assim como na perfeita quietude de uma meditação. O caminho da deusa está dentro de você. É aí que ela mora mesmo quando você se esquece de procurá-la.

O nome ou a forma da sua deusa não importam, até porque ela é única para cada pessoa. O mais importante é saber que Ela está por todas as partes – dentro e fora de você.

Deusa é energia da essência feminina

A deusa pode ser entendida como a energia da essência feminina no universo e pode ser considerada a parte feminina da divindade ou como a imagem interior do feminino na psique humana.

Independentemente da forma como você a entende ou se conecta com ela, precisamos entender que, ao longo do tempo, houve a presença das deusas em praticamente todos os lugares.

Muitos teólogos acreditam que, apesar de parecer politeísta nesta multiplicidade, a deusa sempre foi vista como um ser único. Temos nela a representação da totalidade do feminino, que é, ao mesmo tempo, o ponto de partida da vida, o ponto de encontro ao final da vida e a oportunidade de renascer.

Sendo assim, a Deusa seria uma e toda abrangente. Ao longo dos milênios em que seu culto prevaleceu, ela seguia lado a lado com a divindade masculina. Portanto, feminino e masculino representavam a perfeita unidade e a dinâmica da natureza e dos ciclos humanos.

A deusa no comportamento de cada um

Quando nos referimos a alguma deusa específica, estamos nos referenciando a um dos aspectos da totalidade. Descobrir mitos e arquétipos das Deusas dentro de cada mulher é uma oportunidade para o autoconhecimento, entendimento de padrões de relacionamentos, conflitos reprimidos, condicionamentos e dificuldades psicológicas e comportamentais.

Por meio dos mitos, entendemos melhor nossa própria história pessoal, servindo como uma ferramenta de evolução e autorrealização.

  1. Quando conhecemos uma deusa, nós nos conhecemos também.
  2. Quando encontramos com uma deusa, encontramos novamente com uma parte de nós.
  3. Quando lembramos de uma deusa, lembramos quem nós somos.

Mirella Faur diz que as deusas representam as múltiplas manifestações, os atributos e as facetas do feminino arquetípico.

Considerando os arquétipos como campos energéticos autônomos, eles podem ser alterados em razão de modificações conceituais, culturais e sociais, expandindo assim a gama de possibilidades criativas e realizadoras das mulheres.

Por isso, torna-se imperativo ampliar e invocar todo conhecimento mítico e simbólico dos nossos registros atávicos, conectando-nos novamente com toda a gama de práticas e rituais das antigas tradições matrifocais, através de práticas, ritos de passagem, celebrações, círculos de mulheres, poesias, cantos e danças, pinturas, leituras e estudos, meditações e vivências etc.

As deusas convidam cada pessoa a reconhecer o mito que emerge mais naturalmente do seu próprio ser e destino, aponta Gilette Paris.

Sendo assim, abrimos espaço para nossa própria sabedoria inata se expressar e nosso destino se revelar com mais facilidade e naturalidade, apontando o caminho.

Estamos também tirando as deusas da obscuridade, da exclusão da sua presença dentro da estrutura patriarcal que foca e se referência apenas no masculino e no deus único destituído da deusa ao seu lado.

Trazemos ela de volta à vida, em nós e no mundo, restituindo nosso sentido de pertencimento e importância. O retorno da deusa é nosso retorno.

Descubra a sua deusa

Patricia Monaghan, poeta, escritora, professora, ativista espiritual e grande pesquisadora e ícone do feminino e das diferentes tradições da deusa, deixa claro algo que acredito muito e que mostra como o caminho da deusa é para todos.

  1. Não existe uma maneira exclusiva de seguir o caminho da deusa.
  2. Não existe uma única e verdadeira igreja da deusa e nem um papa do movimento da deusa.
  3. Não existe um ritual único.
  4. Não existem dogmas, doutrinas ou credos.
  5. Não existe uma universidade que possa lhe conferir uma credencial para homenagear a deusa, no seu coração ou em público.
  6. Não existe uma Bíblia que lhe diga tudo o que você precisa saber e que restrinja o que você pode fazer.
  7. Existe apenas você.

Você e Ela são um caminho de relacionamento. E, como todo relacionamento, temos primeiro o momento do flerte, depois de conhecer-se mutuamente até que conseguimos estabelecer um contato que demanda mais proximidade, e nos apaixonamos, namoramos e vamos nos aprofundando. assim com as deusas também.

Em algum momento, uma chama nossa atenção e começamos a passar por esse processo e vamos aprendendo conforme ela vai acontecendo.

  1. Será que você já não a conhece?
  2. E se não a conhece, como você poderia começar a se abrir para encontrá-la e permitir que se aproxime de você?
  3. Qual deusa vem a sua mente?
  4. O que ela evoca em você?
  5. Qual imagem da deusa causa desconforto e o que isso pode dizer sobre partes suas que estão esquecidas, adormecidas ou reprimidas?
  6. Qual imagem da deusa causa em você alegria, identificação e ressonância?

Por meio das deusas, podemos trazer mais deusas para nossas vidas, para despertarmos outros aspectos e sermos mais completas e inteiras.

Vamos começar?

+ Tudo que você quer saber sobre signos: características, elementos e mais.

+ O que você espera para sua vida em 2020? Veja previsões da Astrologia, Numerologia e Tarot para você.

+ Veja quais são as previsões para os signos em 2020 e como aproveitar as oportunidades.

+ Quer entender melhor sua personalidade? Leia o significado da combinação do seu signo com ascendente.

Ana Paula Malagueta

Utiliza diferentes formas, ferramentas e caminhos como o Yoga, Astrologia, Tarot, Danças Circulares, BodyTalk e movimentos em grupos de mulheres para acessar, desenvolver, resgatar e integrar as energias dos Sagrados Feminino e Masculino em nossas vidas.

devisshala@gmail.com

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos