Personare

Ritual de Lammas: momento de celebrar a prosperidade

O ritual de Lammas é um dos 4 rituais ou “sabats” considerados mais importantes e mágicos do ano e faz parte dos oito rituais sagrados da roda celta da vida – a roda anual. Estes povos acreditavam que este era o momento de agradecer pela primeira colheita do ano, no qual partilhavam os grãos colhidos e faziam pães para comemorar e celebrar. Lammas também é conhecido como Lughnasadh, Luganash, Festival da Primeira Colheita, Véspera de agosto, Festival da Fartura, Sabat da Colheita ou Festival dos Grãos.

Era também o momento de fazer oferendas aos deuses, pedindo para manter a fertilidade da Terra, assegurando a prosperidade para os próximos meses. Antigamente esse ritual era realizado no interior de um bosque e honrava o amadurecimento das sementes.

Roda da vida celta

Publicidad

A Roda da Vida celta é composta de oito rituais que celebram e se conectam com energias específicas. São eles:

  1. Samhain (noite das bruxas)
  2. Litha (solstício de verão)
  3. Imbolc (noite do fogo)
  4. Mabon (equinócio de outono)
  5. Beltane (ritual do amor)
  6. Yule (solstício de inverno)
  7. Lammas (ritual da colheita e prosperidade)
  8. Ostara (equinócio de primavera)

O nome Lughnasadh (pronuncia-se lunasá) tem sua origem numa festa agrícola celta muito antiga, que celebra a colheita em honra a Lugh, o deus celta do sol. Segundo a mitologia, ele é considerado o maior guerreiro dentre os celtas, pois derrotou os gigantes que exigiam sacrifícios humanos. Já o nome Lammas significa “massa do pão” e tem origem em uma das tradições desse ritual de luz, que é fazer um pão com os primeiros grãos colhidos para celebração e agradecimento.

O alimento sagrado desse ritual é o pão ou o bolo feito com os grãos, que representam a colheita, e deve ser partilhado como alimento sagrado entre os membros do coven (família de luz), família e amigos. Os pães devem ser colocados em altares infundidos de luz para aumentar o fluxo da prosperidade em nossas vidas. Além do pão e do bolo, outros alimentos tradicionais desse ritual são as tortas de grãos, o milho, as nozes e também as frutas típicas da época. As bebidas tradicionais são: cerveja e chá de camomila ou cidra. Os incensos são os de aloe, acácia, rosas e sândalo.

Além da tradicional “Massa de Lugh”, nesse ritual também era uma tradição antiga fazer bonecos de palha (de milho ou trigo), representando os Deuses e a grande Deusa mãe que provê tudo. Esses bonecos eram considerados como amuletos para expansão da prosperidade durante todo o ano, até o Lammas seguinte, quando eram queimados na fogueira do ritual.

Nesse ritual também devemos honrar e tomar mais consciência sobre o aspecto da fertilidade.

Alguns autores celebram este ritual em fevereiro, no hemisfério sul, pois invertem as datas da roda celta dos rituais, acompanhando a inversão das estações que são diferentes para cada hemisfério. Porém, de acordo com as linhagens celtas e druidas mais antigas e sagradas, somente as datas das estações devem ser alteradas de acordo com cada hemisfério. Os 4 ritos entre os solstícios e equinócios (Imbolc, Beltane, Lammas e Samhain) devem ser celebrados na mesma data, independente do hemisfério onde se encontra.

Ritual trabalha consciência da abundância na sua vida

A cada ano o Ritual de Lammas trabalha energias específicas que estão ligadas às configurações do momento e às energias atuantes daquele período. Dentro da energia de cada ano, alguns costumes e feitios mágicos são mais enfatizados para acessar e integrar a energia desse ritual.

Porém, em todos os seus aspectos, esse ritual de luz traz sempre o trabalho com a consciência da prosperidade, fartura e abundância.

Publicidad

No dia de Lammas devemos tomar consciência da colheita já realizada neste ano e partilhá-la com os que estão a nossa volta. É sempre um momento de honrar o fluxo da abundância infinita e conectar-se cada vez mais com ele.

Ritual de Lammas em 2019

Em 2019, o ritual de Lammas, que geralmente é celebrado entre 1 e 4/8, terá energia atuando entre 28/7 e 2/8. Isso ocorre porque, em alguns anos, a configuração atual do momento pode mudar o período.

Publicidad

Nesse ano específico, a data vem trazer muito mais uma energia de limpeza do que de fartura em si, nos convidando a deixar ir tudo que bloqueia o fluxo da prosperidade em nossas vidas. É o momento de fazer uma auto análise e reflexão de tudo que é supérfluo e está sendo utilizado com exagero ou desperdício.

Vale lembrar que esse é um ritual de grande seriedade e ordem cerimonial. Por isso, assim como todos os rituais mágicos da Roda da Vida, é importante que o Rito de Lammas seja guiado por um sacerdote ou sacerdotisa iniciado de alto grau. O sacerdote é um líder espiritual, aquele que tem a devida formação e conhecimentos para realizar a ritualística de forma que esta seja totalmente firmada no positivo e trabalhada de forma correta, completa e integrada, sem deixar margem para negatividade. Além disso, é necessário um líder devidamente qualificado para saber direcionar o que deve ser trabalhado em cada ano nessa data.

Sendo feito de forma integrada, esse ritual mágico traz um grande benefício para o indivíduo, promovendo uma profunda purificação dos bloqueios com relação à prosperidade em seus corpos. A pessoa recebe uma grande carga e potência energéticas que pode ser direcionada para manutenção e expansão da prosperidade em sua vida.

Publicidad

É um momento de contato e ancoragem do fluxo da prosperidade no sistema de 4 corpos. Participar de um rito de Lammas devidamente bem guiado e direcionado é um momento mágico e muito especial, que abre as portas para um grande despertar espiritual e ascensional.

Como aproveitar a data do Lammas em sua casa

Caso você não tenha a oportunidade de participar de um rito de Lammas oficial, aproveite as dicas abaixo para se conectar a energia da prosperidade e aproveitar o impulso desta data. Veja a seguir:

Publicidad
  1. Faça uma reflexão sobre sua vida e rotina. Você pode fazer uma meditação silenciosa antes de começar, para reduzir a atividade mental e entrar em contato com você mesmo;
  2. Identifique gastos, objetivos e hábitos que são supérfluos e, de alguma forma, são utilizados com exagero ou desperdício;
  3. Faça anotações e se comprometa a desapegar do que não serve mais, para se abrir para o fluxo da prosperidade e para o novo em sua vida;
  4. Faça um momento de celebração e partilha com a família ou pessoas queridas. Pode ser uma refeição com alimentos à base de grãos. Aproveite a ocasião para agradecer tudo que foi recebido e/ou vivido desde o ano passado.

Aproveite o Lammas 2019 para abrir mão do que não serve mais e mergulhar na energia da gratidão em sua vida.

Publicidad
Publicidad

 

Joanita Molina

Mestra ascensa, líder espiritual e sacerdotisa de magia ascensional. Realiza os 8 rituais de luz do ano e 9 festivais de luz de gaya.

Publicidad

adonai@adonaigaya.com.br

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias