Os dias de folia pedem brilho. Para arrasar na maquiagem para Carnaval, um dos itens mais escolhidos na produção do look nos últimos anos tem sido o glitter. Mas vale a reflexão: sabemos realmente qual é a origem e o impacto de todo esse glitter na nossa vida? Já dizia o ditado: “Nem tudo que reluz é ouro”.
ANÚNCIO
O glitter, popularmente conhecido como “purpurina”, é mais um agravante da poluição por microplástico no mundo. Com menos de 5 milímetros de diâmetro, não é possível reciclá-lo. Ele demora cerca de 400 anos para se decompor e é um dos principais contaminantes das águas.
Um relatório publicado no site especializado em sustentabilidade, Orb Media, constatou que 83% das 159 amostras de água potável, dos cinco continentes, contém vestígios de plástico. E o glitter está entre eles, infelizmente intoxicando os peixes e colocando em risco nossa saúde e prejudicando toda a vida marinha.
Frente a esse panorama, o uso do glitter foi proibido em cosméticos e produtos de higiene pessoal no Reino Unido, Canadá e EUA.
Maquiagem de Carnaval para brilhar consciente
Com todo esse impacto, cada vez mais as pessoas estão se sensibilizando com os danos causados à natureza. Alternativas sustentáveis começam a despontar no mercado. E, e para a sorte dos foliões, o glitter e tudo que brilha nos cosméticos já faz parte dessa lista.
Para quem pensou que só vai encontrar essas maravilhas fora do Brasil, temos boas notícias!
Onde comprar glitter ecológico
Já é notório por aqui o número de marcas de cosméticos que aliam a natureza à tecnologia, oferecendo opções biodegradáveis de glitter e pigmentos brilhantes
ANÚNCIO
No meu trabalho como curadora no segmento de biocosméticos, conheci opções de glitter biodegradável que têm como base substâncias naturais, a partir de algas, pó de pedras, celulose, corantes vegetais e minerais. Recomendo estas:

Na pele, o produto ecológico também acaba sendo menos agressivo, como explica Valéria Marcondes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD): “O pigmento mineral vem de substâncias que são inofensivas à pele, como mica e algumas pedras com cor, e não tem química, sendo somente um pó”.
Já para as makes, o “pó de Mica” que é um mineral de aparência muito brilhante e natural é o escolhido na produção de sombras, blush, iluminadores e muito mais.
Opções biodegradáveis não nos faltam! Acredito que alinhar o estilo de vida ao respeito por toda natureza é fundamental para um mundo melhor.
Passo a passo de maquiagem para carnaval com glitter ecológico
- Passe a pasta Pura ou algo para fixar o glitter, como: manteiga de karité, lip balm, protetor labial, gel de cabelo, hidratante… até água ou suor grudam o glitter;
- Com o dedo umedecido, aplique o glitter dando batidinhas no local;
Aprenda a fazer maquiagem com glitter ecológico / Foto: Debora Rocha/Pura Bioglitter
- Misture as cores e faça degradês para a maquiagem ficar mais divertida;
- Solte a criatividade! A maquiagem é intuitiva;

Como tirar glitter ecológico?
Para remover, basta lavar com água corrente e sabão, que o glitter vai dissolvendo e sai por completo.
+ Quer entender melhor sua personalidade? Leia no seu Mapa Astral o significado da combinação do seu signo com o seu ascendente.
+ Sensibilidade e humildade em evidência: o sol está no Signo de Peixes.
+ Lua Nova em Aquário: momento de valorizar amizades e romper padrões.
+ 2019 – Ano do Porco: Veja dicas do Feng Shui para o Ano novo Chinês.
Masaira Elizabetty Bauer
Masaira Elizabetty Bauer é empresária, sócia e criadora da True Beauty Cosméticos, Coach especializada em Mulheres e Beleza Essencial. Apaixonada pela Natureza e pela Beleza Orgânica, é conferencista e Diretora da Escola Kai Woman Cóndor Blanco. Possui 13 anos de experiência dedicados ao trabalho de desenvolvimento humano focado na integralidade.
brasil@kaiwoman.com