Foco

Teste nuclear norte-coreano foi o maior já registrado na história, diz ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que o teste nuclear realizado no fim de semana pela Coreia do Norte foi o mais potente já registrado na história.

A declaração foi dada pelo subsecretário-geral da ONU, Jeffrey Feltman, durante a reunião de emergência do Conselho de Segurança convocada para esta segunda-feira (4), em Nova York, devido ao teste nuclear realizado por Pyongyang há um dia com uma bomba de hidrogênio.

Leia mais:
Temer critica teste da Coreia do Norte e propõe fórum contra o terrorismo
Especialista em segurança internacional não descarta guerra entre EUA e Coreia

Recomendados

O impacto da explosão provocou um terremoto de 6,3 graus na península coreana. A reunião foi convocada por Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, França e Reino Unido. Os três primeiros demonstram diariamente sua insatisfação com as atividades militares e as ambições nucleares do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

A representante dos EUA na ONU, Nikki Haley, pediu que o organismo «adote as medidas mais forte possíveis» contra o país, além de criticar a «lentidão e a fragilidade» da comunidade internacional nesse assunto.

«Quem continuar fazendo negócios com a Coreia do Norte, estará ajudando o regime», acusou Haley, alfinetando a China, parceira comercial de Pyongyang, mas que também tem demonstrado preocupação com as atividades militares na região.

«O programa nuclear norte-coreano chegou a um nível de perigo sem precedentes, e somente ações mais fortes podem parar isso», afirmou. Segundo ela, a Coreia do Norte «está rezando para que uma guerra comece», por isso, continua lançando mísseis e fazendo testes nucleares, apesar das condenações internacionais.

A França e o Reino Unido também adotaram a mesma posição e pediram mais sanções contra a Coreia do Norte. A China, por sua vez, definiu as ações de Pyongyang como «erradas» e pediu uma atuação imediata da ONU.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos