Foco

Secretário-geral da ONU condena teste nuclear da Coreia do Norte

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou neste domingo o novo teste nuclear da Coreia do Norte e reiterou seu desejo para que o regime de Kim Jong-un interrompa suas ações armamentistas. A informação é da agência EFE.

«Este ato é outra violação das obrigações internacionais da DPRK (sigla em inglês para República Democrática Popular da Coreia, o nome oficial do país) e solapa os esforços de não proliferação e desarmamento», disse Guterres em um comunicado enviado por seu porta-voz.

«Este ato é também profundamente desestabilizador para a segurança regional», lamentou o diplomata português, que acusou a Coreia do Norte de ser o «único país que segue rompendo a norma contra os testes de detonações nucleares».

Recomendados

O secretário-geral da ONU reiterou seus pedidos ao regime de Kim Jong-un para que interrompa suas ações armamentistas e «cumpra totalmente» com as resoluções que lhe foram impostas pelo Conselho de Segurança, e indicou que está em contato «com todas as partes».

O regime norte-coreano assegurou hoje que testou «com total sucesso» uma bomba de hidrogênio – seu sexto teste nuclear desde 2006 – que pode ser instalada na cabeça de um míssil intercontinental.

No dia 29 de agosto, o Conselho de Segurança realizou sua última reunião de urgência sobre a Coreia do Norte por causa do lançamento de um novo míssil por parte do regime de Kim Jong-un.

Em 5 de agosto, o Conselho aprovou por unanimidade uma resolução com novas sanções econômicas contra a Coreia do Norte pelos seus testes nucleares e balísticos. EFE

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos