A jornalista britânica Charlotte Alice Peet, de 32 anos, que desapareceu em São Paulo, disse no último contato que fez com uma amiga, no dia 8 de fevereiro, que estava na capital paulista, mas buscava moradia no Rio de Janeiro. Quatro dias antes disso, no entanto, ela fez uma publicação no Facebook, em um grupo de aluguel de apartamentos, dizendo que buscava um quarto em Londres.
ANÚNCIO
"Olá. Estou procurando um quarto duplo no sudoeste/leste de Londres: East Dulwich, Brixton, Herne Hill, Clapham, Balham, Streatham, Camberwell, etc, ou consideraria me aventurar no leste para o lugar certo. Sou uma jornalista de 32 anos, amigável, respeitosa e organizada. Adoro ler, me manter ativa e conversar com os amigos. Deixe-me saber se pareço uma boa opção! Obrigada!“, escreveu Charlotte.

LEIA TAMBÉM:
- Saiba quem é a jornalista britânica que desapareceu em São Paulo há mais de 10 dias; polícia faz buscas
A amiga da jornalista procurou a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) do Rio de Janeiro, na última segunda-feira (17), quando registrou um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento. A mulher disse que conhece Charlotte há dois anos, quando ela veio trabalhar no Brasil. Depois de um tempo, ela retornou para Londres e, em novembro do ano passado, voltou novamente.
As duas se encontraram no dia 15 de novembro passado em Santa Teresa, na região central do Rio, e mantinham contato. No último dia 8, Charlotte enviou uma mensagem dizendo que estava em São Paulo, mas estava em busca de moradia no Rio. A amiga disse que não conseguiu ajudá-la na questão e depois disso não foi feito mais nenhum contato.
Preocupada, a amiga procurou familiares da britânica, que disseram que ela não tinha enviado mais nenhuma mensagem e eles não tinham informações sobre o paradeiro dela.
Depois da denúncia de desaparecimento ser registrada na Deat, o caso foi remetido à capital paulista para as devidas investigações, já que ela disse que estava em São Paulo antes de sumir.
ANÚNCIO
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) confirmou que o caso “é investigado pela 5ª Delegacia de Pessoas Desaparecidas do DHPP, que realiza diligências para localizar a desaparecida e esclarecer os fatos”.

Quem é a jornalista?
Charlotte é jornalista freelancer, que se descreve no LinkedIn como “fluente em português” e afirma que tem nove anos de experiência em reportagens. Ela destacou no perfil ser amante de viagens.
A britânica estudou filosofia na Universidade de Bristol antes de fazer mestrado em jornalismo internacional na City St George’s, a Universidade de Londres. Em março do ano passado, passou a atuar como líder de equipe editorial na plataforma de geração de dados Mindrift.
A jornalista também já teve reportagens publicadas em veículos de diversos países, como “Al Jazeera”, “The Times”, “The Independent”, “The Evening Standard”, “The Telegraph” e “Vice World News”.
A Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) publicou uma nota nas redes sociais, nesta quarta-feira (19), pedindo que as autoridades brasileiras intensifiquem as buscas pela britânica.