Dias após um terremoto de magnitude 7,6 atingir o mar do Caribe e provocar alertas de tsunami em diversos países e regiões costeiras, moradores das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro foram surpreendidos por um alerta de terremoto no litoral paulista durante a madrugada desta sexta-feira, 14 de fevereiro.
ANÚNCIO
Leia também:
- Terremoto: Moradores são alertados pelo celular durante a madrugada, mas Defesa Civil nega
- Homem oferece doces para atrair criança de 8 anos e a sequestra em Avaré, SP
- Caso Gritzbach: Principal mandante do assassinato é identificado por força-tarefa do DHPP
Apontando a região do mar de Ubatuba (SP) como o epicentro do possível tremor, o alerta gerou preocupação durante a madrugada. Enquanto o perfil da Defesa Civil nas redes sociais desmentiu o alerta e tentou tranquilizar os moradores da região, algumas páginas e portais creditaram o alerta a um suposto ataque hacker, ainda não confirmado.
No entanto, apesar do medo e temor envolvendo a possibilidade de um tremor na costa capaz de desencadear um tsunami, os internautas não perderam tempo e lotaram as redes sociais com diversos memes e discussões sobre o assunto.
Professores de geografia são “cobrados”
Em algumas publicações, usuários das redes sociais resgataram conhecimentos das aulas de geografia e rapidamente decidiram “cobrar” os professores por informações sobre o alerta. Por outro lado, algumas páginas buscaram apresentar o histórico de terremotos registrados ao redor do globo para justificar o motivo pelo qual o alerta não teria fundamento.
Alerta “exclusivo” para usuários de Android
Em meio as preocupações, alguns internautas também não deixaram passar o fato de que somente usuários de aparelhos Android receberam o alerta, e aproveitaram o momento para algumas críticas. No entanto, alguns internautas ficaram assustados com a existência de um alerta do tipo.