Na tarde desta segunda-feira, dia 20 de janeiro, o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para parabenizar Donald Trump pela presidência dos Estados Unidos.
ANÚNCIO
Nas eleições de 2024, o republicano ganhou com folga da democrata Kamala Harris e assumiu oficialmente a presidência do país pela segunda vez nesta segunda-feira.
Lula não esteve presente na posse, mas usou redes sociais como X (antigo Twitter) e Instagram para cumprimentar Trump. “Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donal Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica”, escreveu.
“Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias”, continuou.
“Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”, concluiu.
Confira:
Leia também:
ANÚNCIO
Trump toma posse como presidente dos EUA com ameaça a imigrantes
“Posso fugir agora, qualquer um pode”, diz Bolsonaro em ataque a Alexandre de Moraes
Bolsonaro recorre novamente e Moraes nega viagem ao EUA mais uma vez
Prefeitura pede multa milionária à 99 por operação do serviço de moto táxi
No ano passado, o presidente brasileiro chegou a declarar sua torcida pela chapa adversária, antes formada por Joe Biden. Contudo, o norte-americano desistiu da disputa e foi substituído por Kamala Harris. Foi a primeira vez que um presidente dos Estados Unidos desistiu de uma reeleição em décadas.
Após a vitória nas urnas, Lula chegou a parabenizar Trump publicamente. “A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada”, escreveu, na época, também em seu perfil no X.