Foco

Lula passará por retirada de dreno cerebral nesta quinta-feira; entenda o procedimento

O presidente deve deixar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no próximo sábado (14) caso tudo ocorra bem.

Ele sofreu hemorragia intracraniana
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue internado no Hospital Sírio Libanês, em SP, após ser operado às pressas (Reprodução/Instagram @lulaoficial)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta mais um passo no tratamento médico: a retirada de um dreno cerebral, marcada para às 19h desta quinta-feira (12), segundo o Metrópoles. Internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde a madrugada de terça-feira (10/12), Lula segue com boa recuperação, conforme informou o médico Roberto Kalil, responsável pelo caso.

ANÚNCIO

O dreno foi colocado como parte do manejo de uma hemorragia intracraniana que levou o presidente à internação e à realização de uma embolização das artérias meníngeas. Segundo Kalil, a retirada está dentro do planejamento clínico e ocorre após resultados satisfatórios nas intervenções anteriores.

Esta será a terceira etapa médica desde o início do tratamento, e os avanços são animadores: Lula apresenta pleno funcionamento neurológico, de acordo com a equipe. Se tudo seguir como o esperado, o presidente deve deixar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no próximo sábado (14).

Enquanto isso, o chefe do Executivo permanece em observação no hospital, onde deverá passar o fim de semana antes de retomar as atividades na próxima semana. “Ele está conversando e passa bem”, destacaram os médicos sobre a evolução do quadro clínico.

Leia mais:

Sem sequelas durante procedimento

O presidente passou por um procedimento bem-sucedido nesta quinta-feira (12) para bloquear o fluxo sanguíneo no crânio, após sofrer uma hemorragia intracraniana. De acordo com a equipe médica, não houve sequelas neurológicas, e o presidente está cognitivamente íntegro e apto para atividades diárias. A recomendação é repouso e evitar esforço físico e emocional, com previsão de alta para o início da próxima semana.

Lula, de 79 anos, foi operado no dia 10 após a hemorragia, que foi corrigida com uma craniotomia. O novo procedimento, realizado por volta das 7h10, teve como objetivo prevenir novos sangramentos. O dreno colocado na cabeça de Lula será retirado ainda nesta quinta-feira, e ele deve sair da UTI amanhã.

A primeira-dama, Janja, está acompanhando o presidente, que permanece em um ambiente restrito a visitas familiares. O acidente que causou a hemorragia ocorreu em 19 de outubro, quando Lula sofreu uma queda no banheiro do Palácio do Alvorada.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias