A embaixada do Brasil em Damasco, na Síria, está sendo evacuada após uma ordem do Palácio do Planalto. De acordo com uma publicação feita pelo G1, a decisão foi tomada como forma de proteger os diplomatas brasileiros em meio aos momentos de tensão no país após a queda do ditador Bashar al-Assad.
ANÚNCIO
Leia também: Jovem de 22 anos que caiu ao gravar vídeos no topo de um prédio é identificada
Conforme a publicação realizada no Blog da Daniela Lima, a operação de resgate do corpo diplomático tem o apoio da ONU. A embaixada tecnicamente permanecerá aberta, mas não será possível garantir a segurança do prédio e de seus servidores.
Assim como o Brasil, outros países da Europa também decidiram retirar seus diplomatas do país. A decisão foi tomada devido a uma série de incidentes em algumas embaixadas em Damasco, ao longo do último final de semana.
Sem demanda para repatriação
Conforme os diplomatas ouvidos pela Globo News, o governo ainda não realizou planos para uma ação de repatriação de brasileiros que estão na Síria. Aproximadamente 3 mil brasileiros vivem na Síria, mas ainda não realizaram “demandas expressivas pela repatriação para justificar o envio de m voo da Força Aérea Brasileira”.
Apesar de inicialmente não estarem postos em prática planos para repatriação, a medida poderá ser tomada caso haja demanda por parte dos brasileiros residentes no país.