O Comitê Olímpico Belga (COIB) e a federação do país europeu anunciaram que sua equipe mista não participará na segunda-feira do triatlo, depois que Claire Michel ficou doente após participar da corrida feminina em 31 de julho no Rio Sena.
ANÚNCIO
As organizações afirmaram em comunicado de imprensa que “Claire Michel, membro da equipe de revezamento, infelizmente está doente e precisará se retirar da competição”, especificando que a decisão foi tomada após consultar os atletas e seus acompanhantes.”
O que aconteceu com Clarie Michel?
Clarie Michel terminou em 38º lugar na corrida feminina, e de acordo com relatos da mídia belga, ela ficou doente após ser infectada pela bactéria e.coli após nadar no Rio Sena. A triatleta está atualmente hospitalizada.
As condições do rio até mesmo causaram o adiamento da prova masculina por um dia e a suspensão das sessões de treino, como aconteceu neste mesmo domingo. O triatleta iria competir no revezamento ao lado de Marten van Riel, Jolien Verveylen e Jelle Geens.
Na equipe suíça, Adrien Brifford também teve que ser substituído, pois não poderá participar devido a uma infecção gastrointestinal. No entanto, o diretor médico da delegação suíça, Hasnpeter Betschart, indicou que essa circunstância não poderia estar relacionada à qualidade da água do rio Sena. Simon Westermann ocupará o lugar de Brifford, competindo ao lado de Julie Derron - vice-campeã olímpica na prova feminina - Cathia Schar e Max Studer.
Treinamento suspenso
Mesmo antes do evento de triatlo de revezamento misto agendado para esta segunda-feira, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (OGOC) anunciou que, devido à qualidade da água, o treinamento foi mais uma vez suspenso.
Devido às fortes chuvas que caíram em Paris e na região nas noites de 31 de julho e 1 de agosto, os organizadores decidiram cancelar novamente o treinamento de natação, sem especificar os dados mais recentes sobre a poluição da água.
ANÚNCIO
Através de um comunicado, a porta-voz do Comitê Organizador, Anne Descamps, afirmou: “Esperamos poder organizar a competição amanhã (segunda-feira), e tomaremos a decisão conforme planejado amanhã de manhã”.
A chuva já havia atrapalhado os planos dos atletas e organizadores, forçando o adiamento do evento de triatlo programado para 30 de julho, precedido pelo cancelamento das sessões de treino por motivos de saúde. A competição de triatlo masculina e feminina finalmente pôde acontecer na quarta-feira.
No entanto, este contratempo se soma às inúmeras reclamações de atletas olímpicos que afirmaram enfrentar um verdadeiro desafio ao terem que se imergir nas águas poluídas do Rio Sena.
Isso foi revelado por Tyler Mislawchuk, um triatleta canadense que admitiu que durante a corrida ele vomitou pelo menos 10 vezes, incluindo o momento em que cruzou a linha de chegada. “Eu vomitei uma vez? Não, eu vomitei 10 vezes. Os últimos quatro quilômetros foram fatais e comecei a me sentir doente e muito quente”, afirmou o atleta olímpico quando questionado pela mídia internacional.