Uma denúncia anônima levou policiais da 5ª Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) a um imóvel localizado no bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo, onde dois homens foram presos em flagrante com 30 quilos de drogas e uma metralhadora.
O imóvel era usado como laboratório para preparo e armazenamento de entorpecentes. No local, foram encontrados equipamentos como prensas, moedor de grãos, forno micro-ondas, máquina de embalar, serra elétrica e balanças de precisão. Havia também cartuchos para armas de calibre 38, 40, 45 e 9 mm, celulares e coletes à prova de bala que haviam sido roubados em 2022 e uma metralhadora 9 mm.
No total foram apreendidos 215,4 quilos de cocaína, 4,2 quilos de maconha e 108,8 quilos de substâncias para preparo de drogas. A droga estava separada em tijolos, porções individuais já prontas para comercialização e também a granel.

Durante a vistoria do imóvel, os agentes encontraram a chave de um veículo que estava estacionado a poucos metros da residência que escondia entre o banco traseiro e o porta-malas, em um compartimento oculto, uma caixa de papelão com R$ 43,9 mil em dinheiro vivo.
Os dois homens, um de 29 anos e outro de 45, foram indiciados por tráfico de drogas, associação ao tráfico e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e permanecem presos. Na delegacia, os agentes descobriram que o preso mais velho já tinha cumprido pena por tráfico de driogas e estava em liberdade provisória desde abril de 2022.

