Foco

Mulher é picada por escorpião escondido em cacho de bananas

Paciente disse que achava que tinha sido picada por abelha

Escorpião

Uma mulher foi picada por um escorpião preto quando escolhia bananas em uma frutaria nesta terça-feira, em Santarém, no Pará,

Eliara Benderlack conta que foi comprar um cacho de banana para a mãe no bairro onde mora e quando escolhia a fruta sentiu uma picada no dedo. Ela disse ao proprietário do estabelecimento que tinha sentido “um choque” no dedo e estava doendo muito, como se fosse a picada de uma abelha.

Eliara disse que só descobriu que tratava-se de um escorpião quando uma banana soltou da penca e o bicho caiu em cima do balcão, ainda vivo e correndo. “Eu tomei um susto enorme”, disse.

Recomendados

A mulher foi levada às pressas para o Pronto Socorro municipal com dor e espasmos no dedo da mão direita, onde foi socorrida e tomou o soro antiescorpiônico. De acordo com Eliara, o infectologista pediu mais alguns exames, mas seu dedo desinchou e ela não sente mais dores.

O escorpião preto da Amazônia é o mais comum na região norte do país, mas não é considerado o mais perigoso.

Em São Paulo, a maioria dos acidentes são causados pelas espécies Tityus bahiensis (escorpião marrom), Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus stigmurus (escorpião amarelo do nordeste). O segundo espécie tem entre 6 e 7 centímetros e é considerado o mais venenoso da América do Sul, podendo matar crianças e idosos.

LEIA TAMBÉM: “Conspiração Diabólica”: irmão de Dani Alves diz que ele caiu em uma cilada

O inseto pode ser encontrado em áreas verdes, parques, cemitérios, galerias de esgoto e terrenos baldios e locais com depósito de entulhos. Eles se alimentam principalmente de baratas e outros insetos, então quanto maior a sujeira e a incidência desses insetos, maior a probabilidade de encontrar escorpiões.

A pessoa picada, segundo os especialistas, deve correr para o hospital para tomar o soro, se possível levando o escorpião em um vidro lacrado para que os médicos saibam a qual espécie pertence.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos