Nesta sexta-feira, dia 30, acaba o prazo para motoristas de São Paulo com carros placa final 5 e 6 quitarem a taxa do licenciamento anual obrigatório. Valor para carros usados é de R$ 144,86.
A partir de segunda-feira, começa o prazo para proprietários de veículos com placas final 7 e 8 pagarem o imposto.
O motorista flagrado dirigindo carro sem licenciamento comete infração considerada gravíssima pelo Código Brasileiro de Trânsito e pode ter seu carro guinchado para o pátio. Terá ainda que pagar uma multa de R$ 293,47 e levará sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
COMO PAGAR
O pagamento do licenciamento 2022 pode ser feito em qualquer caixa eletrônico mediante o número do Renavam. O pagamento pode ser feito ainda nas casas lotéricas ou pelo Internet Banking.
Entretanto, para licenciar o veículo é necessário que todas as taxas e impostos que incidem sobre o carro tenham sido pagas corretamente. Multas ou IPVA atrasados impossibilitam o pagamento até que todas as pendências tenham sido devidamente quitadas.
e-CLRV
O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) não é mais enviado para as residências, como acontecia nos anos anteriores. Agora, após o pagamento, o sistema libera permissão para que o contribuinte faça o download e a impressão do documento, que servirá como comprovante do pagamento.
O download do certificado pode ser feito nos portais do Detran.SP, Poupatempo ou no portal de serviços do Senatran.
Veja o calendário para os últimos meses de 2022:
- Placas com finais 5 e 6: até o dia 30
- Placas com finais 7 e 8: até 31 de outubro
- Placas com final 9: até 30 de novembro
- Placas com final 0: até 30 de dezembro

