Foco

Rainha Elizabeth morre aos 96 anos; Relembre sua vida e legado

A monarca do Reino Unido faleceu em uma de suas residências, o Castelo de Balmoral, cercada pela família.

No início de junho deste ano, a rainha Elizabeth II comemorou os 70 anos de seu reinado com um feriado prolongado no Reino Unido e programação de eventos públicos.
Rainha Elizabeth II. Foto: Reprodução Instagram @theroyalamily

Nesta quinta-feira, 8, a notícia da morte da Rainha Elizabeth II foi divulgada pelo Palácio de Buckingham. No início da manhã, foi divulgado que ela estava sob supervisão médica e que seu filho, o príncipe Charles, estava com ela no Castelo de Balmoral, a residência real onde ela costuma passar as férias de verão.

O comunicado do Palácio de Buckingham informou: “A Rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O Rei e a Rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”.

A BBC informou que os demais filhos da Rainha, a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward, e demais membros da família foram convocados.

Jubileu de Platina e a emoção da Rainha

No início de junho deste ano, a rainha Elizabeth II comemorou os 70 anos de seu reinado com um feriado prolongado no Reino Unido e programação de eventos públicos para os súditos. Milhares de pessoas participaram do evento e a monarca de 96 anos foi vista cercada por sua família e visivelmente emocionada.


Elizabeth II, em uma rara expressão de emoção pública, ficou emocionada e apertou os lábios para evitar verter lágrimas.

Ela esteve ausente em alguns dos eventos, mas disse que “meu coração está com todos vocês”, acrescentando: “Continuo empenhada em servi-los da melhor maneira possível, apoiada pela minha família”.

Como ela se tornou Rainha

Quando estava em uma turnê real no Quênia, a então princesa Elizabeth e o príncipe Philip, seu marido receberam a informação de que o rei George VI tinha falecido no início da manhã de 6 de fevereiro de 1652.

Imediatamente, eles voaram de volta ao Reino Unido e, na manhã seguinte, já em solo britânico, vestida de preto, Elizabeth leu sua Declaração de Soberania perante o Conselho de Adesão reunido no Palácio de St. James. A proclamação da rainha ecoou por Londres enquanto Elizabeth e Philip faziam a viagem solene para Sandringham.

“Pela morte repentina de meu querido pai, sou chamada a assumir os deveres e responsabilidades da soberania. Meu coração está muito cheio para eu dizer mais a você hoje do que sempre trabalharei como meu pai fez ao longo de seu reinado, para promover a felicidade e a prosperidade de meus povos, espalhados como estão por todo o mundo”, disse a Rainha em seu primeiro discurso público.

O corpo de George VI ficou sendo velado por três dias em Westminster Hall. Cerca de 300.000 pessoas compareceram para prestar seus respeitos, e ele foi enterrado na Capela de São Jorge, Windsor, em 15 de fevereiro. A coroação da rainha ocorreu em 2 de junho de 1953.

A coroação aos 25 anos

A coroação da jovem Rainha ocorreu em 2 de junho de 1953, quando Elizabeth II tinha apenas 25 anos. O dia da coroação foi um dia bastante chuvoso em Londres, mesmo assim as ruas estavam cheias de pessoas esperando para ter um primeiro vislumbre da nova monarca.

A coroação de Elizabeth II foi a primeira coroação de um monarca britânico a ser televisionada.

Filhos

A rainha Elizabeth e príncipe Philip tiveram quatro filhos: o príncipe Charles, a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward.

A rainha raramente fala publicamente sobre sua família, embora em seu discurso de aniversário de casamento de 1972, ela tenha dito: “Se me perguntarem o que penso sobre a vida familiar após 25 anos de casamento, posso responder com igual simplicidade e convicção, sou a favor”.

Primeiros-ministros

Liz Truss se tornou a 15ª primeira-ministra do reinado da Rainha Elizabeth II. Ela foi nomeada na última terça-feira, 6, pela rainha em Balmoral. Elizabeth II nomeou anteriormente: Winston Churchill (1951–55); Anthony Eden (1955–57); Harold Macmillan (1957–63); Alec Douglas-Home (1963–64); Harold Wilson (1964–70); Edward Heath (1970–74); Harold Wilson (1974–76); James Callaghan (1976–79); Margaret Thatcher (1979–90); John Major (1990–97); Tony Blair (1997–2007); Gordon Brown (2007–10); David Cameron (2010–16); Theresa May (2016–19); e Boris Johnson (2019–2022).

       

Tags

     

Últimas Notícias