A rainha Rainha Elizabeth II, que morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos, havia completado em fevereiro seu jubileu de platina. Foram 70 anos à frente da coroa britânica. Mesmo assim, a monarca não chegou a ostentar o maior reinado da história. O feito ficou a cargo do Rei Luís XIV da França, que comandou a nação por 72 anos e 110 dias, segundo comparou mais cedo o “Publimetro”.
Em se tratando apenas dos monarcas britânicos, a Rainha Elizabeth detém o reinado mais longo, tendo ocupado o trono por mais tempo do que qualquer um de seus antepassados. Ela superou, inclusive, a Rainha Vitória, que reinou durante 63 anos e 216 dias.
Assim, até agora, o reinado de Luís XIV da França se mantém como o mais longo de toda a história. Vale dizer, porém, que o fato se deve a sua coroação muito precoce, aos 4 anos de idade.
Conforme citou o “Publimetro”, Luís o Grande, ou o Rei Sol, como também era conhecido, assumiu seu título real em 14 de maio de 1643, encarregou-se de consolidar um sistema de monarquia absoluta. Morreu em 1º de setembro de 1715, alguns dias antes de fazer 77 anos.
A Rainha Elizabeth II, por sua vez, foi coroada aos 27 anos. Ao todo, seu reinado durou 70 anos e 214 dias.
Movimentação pela manhã
No início da manhã de hoje, foi divulgado que a rainha britânica estava sob supervisão médica e que seu filho, o príncipe Charles, estava com ela no Castelo de Balmoral, a residência real onde ela costuma passar as férias de verão.
O comunicado do Palácio de Buckingham informou: “A Rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O Rei e a Rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”.
A BBC informou que os outros filhos da Rainha, a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward, e demais membros da família foram convocados.
LEIA TAMBÉM:

