Foco

Varíola dos Macacos: Estados Unidos declaram emergência de saúde pública

País já registrou mais de 6 mil casos da doença

Com mais de 6,6  mil casos, entre prováveis e confirmados, desde maio, quando foram diagnosticados os primeiros pacientes, os Estados Unidos declararam emergência de saúde pública em todo país por causa da Varíola dos Macacos.

Os principais estados norte-americanos que já seguiram o decreto do governo e estão tratando a varíola dos macacos como um caso de saúde pública são Nova York, São Francisco, Califórnia e Illinois.

A declaração do governo norte-americano segue o anúncio feito pela OMS (Organização Mundial de Saúde) tratando a doença como um caso de emergência internacional.

De acordo com a CNN, a OMS define uma emergência de saúde pública de interesse internacional como “evento extraordinário que constitui um risco de saúde pública para outros Estados através da disseminação internacional de doenças, possivelmente exigindo uma resposta internacional coordenada .”

LEIA TAMBÉM: Modelo fez comentário irônico sobre blitz na qual foi parado dias antes de atropelar e matar menor

O que é a varíola dos macacos

Varíola dos macacos, ou Monkeypox, como é conhecida internacionalmente, é uma doença viral que se espalhou de animais para humanos e agora também se transmite de humano para humano.

O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias.

A doença pode ser transmitida ainda pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente. Não há tratamento específico contra a doença, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessário o cuidado e observação das lesões.

Os principais sintomas são:

  • Febre
  • Inchaço dos gânglios linfáticos
  • Dor muscular
  • Dor de cabeça
  • Fraqueza intensa
  • Erupções cutâneas (3 dias após a febre)

Antes que os sintomas apareçam, a infecção passa por um período de incubação que geralmente varia de 6 a 16 dias. Em alguns casos, o prazo pode ser estendido até 21 dias

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos