Foco

Papa chama guerra na Ucrânia de “agressão cruel e sem sentido”

Em uma referência à Rússia, o papa disse que “a conquista armada, o expansionismo e o imperialismo não têm nada a ver com o reino que Jesus”

Papa Francisco (Reprodução)

Durante um encontro com lideres ortodoxos do Patriarcado Ecumênico de Istambul, nesta quinta-feira, o papa Francisco classificou a guerra da Ucrânia como uma “guerra de agressão cruel e sem sentido” que está colocando os cristãos uns contra os outros.

ANÚNCIO

O papa fez ainda uma referência à Rússia quando afirmou aos líderes ortodoxos que era preciso reconhecer que “a conquista armada, o expansionismo e o imperialismo não têm nada a ver com o reino que Jesus proclamou.”

Embora os ramos oriental e ocidental do cristianismo estejam separados há mais de um milênio, o papa ainda tem alguma influencia na igreja bizantina, da qual russos e ucranianos cristãos fazem parte.

Recomendados

“Nosso mundo está perturbado por uma guerra de agressão cruel e sem sentido em que muitos, muitos cristãos estão lutando entre si”, disse o papa durante o encontro.

A guerra na Ucrânia tem aparecido cada vez mais nos discursos do papa, que criticou o bombardeio de um shopping center na Ucrânia na última quarta-feira e há duas semanas chamou as tropas russas de “brutais, cruéis e ferozes.

LEIA TAMBÉM: Mãe de jovem gay deixa de frequentar igreja após fala de pastor

Em um texto publicado no dia 14 deste mês, papa Francisco elogiou os ucranianos por lutarem pela sua sobrevivência, mas disse também que a guerra era “talvez de alguma forma provocada”.

“Isso é o que nos move: ver tamanho heroísmo. Eu realmente gostaria de enfatizar este ponto, o heroísmo do povo ucraniano. O que está diante de nossos olhos é uma situação de guerra mundial, interesses globais, venda de armas e apropriação geopolítica, que é martirizar um povo heróico”, afirmou.

Pode interessar também:

Tags

Últimas Notícias