Especialistas ainda avaliam as causas do acidente que provocou uma enorme cratera na pista local da Marginal Pinheiros nesta terça-feira, na zona oeste de São Paulo, ao lado da obra do Metrô linha -Laranja.
O buraco enorme fez com que a CET fechasse a pista local e a central durante boa parte do dia, devido ao risco de novo desabamento, provocando quilômetros de congestionamento na cidade de São Paulo.
FERIDOS - Pelo menos cinquenta pessoas trabalham no túnel na hora em que a tubulação de esgoto estourou, mas todos foram retirados do local sem ferimentos graves.
CAUSA - O secretário de Transportes Metropolitano, Paulo José Galli, descartou que o ‘tatuzão’ seja responsável pelo rompimento da galeria de esgoto que invadiu a obra. O tatuzão, também chamado de toneladora, é responsável por escavar o túnel para a construção da linha do metrô.
Especialistas, porém, não descartam que a máquina tenha contribuído com o acidente de forma indireta, já que sua trepidação pode ter gerado o rompimento.
Outra hipótese levantada é a de que o túnel que estava sendo cavado embaixo da rede de esgoto tenha enfraquecido a sustentação do solo, já que o buraco do metrô estava sendo cavado a 3 metros abaixo da tubulação
Uma auditoria técnica deverá dar o laudo final do acidente.
RISCOS – Muitos moradores do entorno da obra deixaram suas casas com medo de desabamento, mas a Defesa Civil do estado disse que não há riscos para os prédios ou casas dos arredores. A pista local e central, porém, continuam fechadas para o trânsito, já que o solo ainda pode ceder com a umidade.
PRAZO PARA LIBERAÇÃO – O governo do Estado ainda não tem um prazo para conclusão da obra e liberação do local, mas nesta terça-feira ele pediu a criação de uma força-tarefa para analisar e resolver o problema o mais rápido possível.
Ontem a Prefeitura de São Paulo, a Sabesp e a Acciona, concessionária responsável pela obra do metrô, anunciaram que pretendem preencher o buraco com material rochoso e argamassa para estabilizar o solo. Bombas irão retirar a água do esgoto que invadiu o túnel.
RODÍZIO – O rodízio municipal de veículos permanece suspenso na cidade de São Paulo até sexta-feira, dia 4, em função da interdição das vias na Margina Tietê.
A suspensão vale também para as zonas de Máximas de Restrição de Caminhões e Fretados.
Veja vídeos do local e do momento do acidente:

