A vacinação infantil contra a covid-19 segue em São Paulo e, neste sábado (29), o estado conquistou a marca de mais de 1 milhão de crianças, entre 5 e 11 anos, vacinadas com a primeira dose.
Segundo o governo paulista, o número representa 25,01% do público infantil desta faixa etária. Do total, cerca de 400 mil estão na capital paulista, que já registra, de acordo com a prefeitura, cerca de 37% das crianças imunizadas na cidade.
:quality(70)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/metroworldnews/YXWP5NJWCBBXHBYBOOXPCWL3TQ.jpg)
“Nosso objetivo é acelerar ainda mais a imunização do público infantil”, informou a Coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.
Vale destacar que o governo de São Paulo antecipou, na última sexta-feira (28), a vacinação das crianças de 5 a 8 anos de idade contra covid-19, prevista inicialmente para começar apenas na próxima segunda-feira (31).
Segundo Regiane de Paula, coordenadora do PEI (Plano Estadual de Imunização), a medida vai permitir que os municípios acelerem a vacinação do grupo em meio à grande circulação da variante Ômicron. Segundo ela, mais de 2 milhões de crianças se beneficiam com o novo calendário em todo o Estado.
:quality(70)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/metroworldnews/ZGPKDKCS5NB77KIPFJ6NPTSQIE.jpg)
A decisão teve por base a disponibilidade de doses nos 5,2 mil postos de vacinação São Paulo. No total, a Secretaria de Estado da Saúde já entregou 4 milhões de doses da Coronavac e 900 mil doses pediátricas da Pfizer. Todos os municípios têm vacinas suficientes para imunizar todas as crianças de 5 a 11 anos de idade com a primeira dose, garante o governo.
LEIA TAMBÉM:
- Em fevereiro, onta de luz ficará mais barata para famílias de baixa renda
- Anvisa aprova uso e comercialização de autoteste para covid-19
- SP vai exigir comprovante de vacinação contra covid-19 de estudantes
- Criança é atacada por tubarão em Fernando de Noronha
Imunizantes liberados
A vacinação infantil começou no Estado de São Paulo no dia 14, com as crianças com comorbidades.
No dia 20, com a aprovação da Coronavac pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), crianças de 9 a 11 anos começaram a ser imunizadas.
As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac.