Foco

Quanto tempo depois de me vacinar contra a covid-19 posso doar sangue? Especialista esclarece

Prazos variam de acordo com cada fabricante; confira

É preciso esperar alguns dias para doar sangue após se vacinar

O Estado de São Paulo vive dois quadros críticos: o aumento de casos de covid-19 e a queda nos estoques de bancos de sangue. Ambos preocupam, e as soluções moram, respectivamente, na vacinação e na doação. Mas um alerta: após se imunizar é preciso aguardar um período para poder ajudar uma vida.

O infectologista Wladimir Queiroz, membro da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), explica que cada imunizante exige um tempo de espera. “No caso da CoronaVac e da vacina contra a Influenza, que são produzidas com vírus mortos e atenuados, a doação de sangue pode ser feita a partir de 48 horas após a vacinação. Já as de vetor viral - caso da Astrazenca e Janssen -, é preciso aguardar sete dias, assim como a de RNA mensageiro - caso da Pfizer”, orienta.

Já quem se contaminou com a covid-19 deve respeitar um intervalo ainda maior para a doação: 30 dias. “Aqueles que tiveram contato próximo com alguém sabidamente com covid, por sua vez, devem esperar 14 dias se se mantiverem assintomático nesse período”, acrescenta Queiroz.

Recomendados

Por que é preciso esperar?

A necessidade do intervalo entre vacinação e doação se justifica pela proteção e cuidado com aquele que vai receber o sangue novo.

“Quem está precisando de transfusão normalmente está bastante debilitado, seja por qual foi o motivo. Assim, esse paciente não estaria apto a receber a vacina, tendo em vista sua condição clínica nesse momento. Como a vacina pode permanecer no corpo de quem a recebe por diferentes períodos, estipulou-se o prazo de segurança”, diz o infectologista.

Vacinação deve ser prioritária

Está na dúvida se toma a vacina primeiro ou faz a doação de sangue? Queiroz é categórico ao dizer: tome vacina antes de mais nada.

“A imunização deve ser prioritária. Se você está no período do reforço, não espere”, orienta o médico. “Dado o intervalo, se dirija a um hemocentro e faça, então, a doação. Lá você será avaliado e responderá um questionário”, completa.

Como e onde doar?

A Fundação Pró-Sangue, que abastece cerca de 100 hospitais em todo o Estado de São Paulo, reforça o pedido de doação para quem pode, tendo em vista os níveis críticos do estoque. Os tipos mais em falta hoje são o O+, O-, A- e A+, todos em emergência.

Confira os requisitos básicos para doar:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou cópia autenticada; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física; RNE - Registro Nacional de Estrangeiro; Título de Eleitor Digital, desde que tenha a foto; e Passaporte brasileiro com filiação).

A lista dos postos de coleta da Pró-Sangue pode ser consultada aqui.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos