Foco

Capital passa a priorizar testagem de covid-19 para pessoas em condições de risco

Entenda o novo fluxo de atendimento nas unidades de saúde a partir de hoje

Cidade de São Paulo adota critérios para testagem

Devido ao aumento de casos, as unidades de atendimento da Secretaria Municipal da Saúde passam a realizar, a partir deste sábado (15), o diagnóstico para covid-19 e Síndrome Gripal de forma clínica. A testagem será realizada em pessoas que integrem grupos específicos, considerados em condições de risco, informou a Prefeitura.

O novo fluxo será realizado nas unidades hospitalares, nas AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais), UBSs (Unidades Básicas de Saúde), AMA/UBS Integradas, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e PSs (Pronto Socorros).

LEIA TAMBÉM:

Recomendados

Pertencem ao grupo de risco: pessoas não vacinadas ou com apenas uma dose de vacina, gestantes e puérperas, indivíduos com comorbidades a critério médico, profissionais de saúde e população em situação de rua. Para esse público, quem apresentar dois ou mais sintomas gripais será submetido ao RT-PCR ou teste rápido antígeno, de acordo com a disponibilidade. Após o diagnóstico, esse grupo será monitorado por meio de atendimento telefônico e serão analisadas as condições clínicas por sete dias.

Segundo a Administração, deverá ser disponibilizado oxímetro e orientações sobre agravamento dos sintomas. Se houver piora clínica ou saturação menor do que 93%, aumento de febre por mais de três dias, exacerbação da doença de base ou outros fatores, o paciente deverá ser encaminhado para Rede de Urgência e Emergência.

Para pessoas fora do grupo de risco e que apresentarem dois ou mais sintomas gripais, o diagnóstico será realizado prioritariamente de forma clínica, considerando o histórico de contato próximo ou domiciliar nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas com pessoas confirmadas para covid-19.

Com o diagnóstico positivo, o indivíduo deverá permanecer em isolamento por sete dias (após início de sintomas) e, se ao final desse período, ele não apresentar sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, sem uso de antitérmico, será liberado do isolamento. Caso contrário, deverá permanecer em quarentena até o décimo dia.

Os sintomas gripais agudos são caracterizados por pelo menos dois dos seguintes sinais: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, tosse, coriza e distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

Em crianças, além dos sintomas anteriores, considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. Já em idosos, devem-se considerar também critérios específicos de agravamento, como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência. Na suspeita da covid-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia) podem estar presentes.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos