Foco

Confira 5 dicas para driblar o cansaço e a ansiedade na reta final de 2021

Para alguns, ainda há uma semana útil para dar conta; saiba como sobreviver a ela

Veja como driblar o cansaço e ansiedade da reta final de 2021

A poucos dias para o fim do ano, o cansaço está batendo à porta - se já não bateu. O ano de 2021 foi especialmente desafiador, e o recesso em decorrências das Festas nunca foi tão esperado por muitos.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil lidera o ranking mundial de pessoas com ansiedade, com quase 19 milhões de indivíduos com a doença. O quadro tende a aumentar ainda mais neste último mês do ano. Para alguns, ainda há uma semana útil para dar conta.

E para te ajudar a passar por esses últimos dias e começar 2022 com o pé direito, Jefferson Vendrametto, diretor e especialista em carreira do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos), listou cinco dicas. Confira:

• Comece pelas atividades mais difíceis

Para que seja possível programar os caminhos do novo ano, é importante que você consiga entregar um bom trabalho agora. Comece com as atividades laborais mais intrincadas e, após cumpri-las, siga para as operacionais. Isso dará uma sensação de tranquilidade.

• Crie um plano de ação para 2022

Para programar um novo ano, é importante que você reconheça e liste seus objetivos profissionais, aonde quer chegar e por que razão. A principal função das metas é ter um norte. Quando uma pessoa sabe o que quer, ela se torna mais comprometida com o plano de ação que irá criar. Estabeleça todos os degraus e quanto tempo levará para chegar no final. Com calma, estratégia e inteligência, você conseguirá criar o melhor cenário para essa realização.

• Estabeleça prazos para a vida pessoal e profissional

Estabelecendo prazos, você fica ciente de quais são as suas tarefas e de quanto tempo vai demorar para completá-las. Isso ajuda a organizar o processo e a manter tudo funcionando conforme o planejamento, sendo até mais fácil identificar possíveis falhas. Com isso, vai conseguir visualizar a realização dos seus objetivos e as progressões de médio e curto prazo. E o mais importante: sempre tenha as metas pessoais alinhadas aos profissionais.

• Se prepare

Visualizando seu futuro, analise quais preparações devem ser feitas, quais qualificações deverá buscar e todas as mudanças de comportamento necessárias. Considere se qualificar para se preparar tecnicamente para as funções e atribuições profissionais desejadas.

• Divida as responsabilidades

Passado o Natal, envolva seus amigos e familiares nos preparativos da festa de Ano Novo. No trabalho, compartilhe atividades que possam ser executadas em conjunto. Lembrem-se: não precisamos dar conta de tudo sozinhos.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos