A empresa Localiza está com inscrições abertas para 10 mil bolsas de estudo no Programa #MeuFuturoÉTech, que busca democratizar o acesso à formação de desenvolvedores no Brasil. As aulas de programação da linguagem podem ser feitas por qualquer pessoa com idade acima de 16 anos, mesmo que não tenha experiência na área de tecnologia. O cadastro deve ser feito pela internet até o dia 15 de janeiro de 2022.
ANÚNCIO
O programa, inaugurado em fevereiro de 2021, já beneficiou 20 mil pessoas em todo país com cursos gratuitos de programação. Aqueles que mais se destacarem na formação terão a oportunidade de trabalhar como desenvolvedores no Localiza Labs, laboratório de inovação e ciências de dados da empresa, e farão parte de um banco de currículos para futuras contratações.
Com duração de aproximadamente dois meses, o curso conta com a mentoria de lideranças da companhia e terá início no dia 5 de janeiro, com uma live de abertura com André Petenussi, CTO da Localiza, e Matheus Americano, diretor de Engenharia da Localiza. Até 28 de fevereiro, serão realizadas ainda aulas sobre diversos temas relacionados à linguagem .NET, como “Programação orientada a objetos” e “SQL Server”.
Engrenagem da programação
Muito conhecido no mundo da programação, é por meio do .NET que são criados os famosos APIs, aplicativos responsáveis por capturar e transmitir os dados de um sistema. Na Localiza há 13 anos, o arquiteto de soluções Michael Costa trabalha com essa ferramenta desde 2001, quando ela foi criada. Ele se tornou programador na adolescência, quando acompanhava o trabalho do irmão, que também era profissional de tecnologia.
“Eu costumo falar que o .NET é a programação que ninguém vê. Ela é muito plural e te permite construir sistemas para aplicativos, páginas de internet, celulares, softwares de computadores e muitos outros”, explica.
Já o líder de Engenharia Carlos Braga afirma que se identificou com o .NET pela sua capacidade de mostrar os bastidores dos programas. “Ele é perfeito para quem é curioso e gosta de saber o que acontece por trás das aplicações”, explica.
Para ele, que está na Localiza desde maio deste ano, com essa linguagem é possível ter uma visão ampla de como os processos funcionam e como eles contribuem para o sucesso do negócio. “É o .NET que faz os sistemas se comunicarem e toda operação acontecer”, conclui.