Foco

Cursinhos gratuitos da USP estão com inscrições abertas

Preparações pré-vestibulares são voltadas a jovens de baixa renda

Cate Móvel oferece 5 mil vagas para jovens em cursos

Os cursinhos MedEnsina e da FEAUSP, ambos ligados à Universidade de São Paulo (USP), estão com inscrições abertas. As vagas são voltadas a jovens de baixa renda.

No caso do MedEnsina, são oferecidas 270 vagas e as inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 18 de janeiro de 2022. Os interessados devem pagar uma taxa de R$ 27.

Podem participar alunos de escola pública ou bolsistas em escolas particulares que tenham concluído ou irão concluir em 2022 o ensino médio regular, EJA ou pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Recomendados

O processo seletivo é composto de cinco etapas: inscrição no site, prova de seleção, avaliação socioeconômica, entrevista e matrícula. A prova de conhecimentos gerais engloba o conteúdo do ensino médio, será realizada nos dias 22 e 23 de janeiro e tem peso de 20% sobre a nota de classificação do candidato.

Na avaliação socioeconômica, o candidato deve respender a um questionário com informações sobre renda, escolaridade e patrimônio. Essa etapa tem peso de 80% na nota de classificação do candidato. Os 400 primeiros colocados na classificação são convocados para a entrevista presencial e os candidatos autodeclarados pretos e pardos passam por uma banca.

Cursinho da FEAUSP

O cursinho da FEAUSP é um projeto social sem fins lucrativos, que atua desde 2000, oferecendo aulas pré-vestibular populares para ajudar os jovens a ingressar em universidades de qualidade.

As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 26 de janeiro e o valor da taxa de inscrição é de R$ 28.

Nesta primeira etapa, além da inscrição no site, os candidatos devem responder a um questionário socioeconômico e redigir uma carta motivacional até 4 de fevereiro. Os pré-aprovados devem acompanhar a divulgação do resultado, no dia 8 de fevereiro, pelas redes sociais do cursinho. Os selecionados para a segunda etapa devem produzir uma redação a partir de um tema determinado.

O Cursinho da FEAUSP oferece aulas de segunda a sexta-feira, das 12h50 às 18h30, e turmas aos sábados, das 8h às 18h30.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos