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Pesquisa e muita atenção ajudam a evitar golpes na Black Friday; saiba como se proteger

Polícia Civil de SP e Secretaria Nacional do Consumidor dão dicas valiosas para evitar ser enganado na hora de aproveitar as promoções

A Black Friday será realizada pelo comércio na próxima sexta-feira (26), mas ao longo de todo o mês de novembro as ofertas já são anunciadas, principalmente na internet. Muitos preços são atrativos e chamam a atenção pelos altos descontos, mas é preciso ficar atento para não cair em golpes ou acabar sendo enganado e pagando, às vezes, valores até mais elevados do que o normal.

A Polícia Civil de São Paulo faz um alerta para que os consumidores pesquisem bastante antes de concluir uma compra, seja ela nas lojas físicas ou virtuais. A corporação diz que há empresas que sobem o valor do produto antes do período de descontos e depois voltam aos preços normais, fingindo um falso desconto. E também há as que diminuem de fato o valor dos produtos, mas compensam no frete.

Outra preocupação que deve ser tomada nas compras online, segundo a polícia, é em avaliar a reputação da loja em questão, até mesmo nas redes sociais. Saber o que os outros consumidores acharam dos serviços prestados pode ajudar a evitar golpes.

Um cuidado imprescindível também é ter certeza de que o comércio virtual opera em um ambiente legalizado e seguro. Para isso, sempre acesse o site principal da loja e evite clicar em anúncios ou e-mails com promoções com preços muito baixos. Esses conteúdos podem conter softwares maliciosos que capturam as informações do seu dispositivo eletrônico, como dados bancários e senhas.

Na hora de pagar, segundo a polícia, o consumidor deve ter atenção e conferir o beneficiário do pagamento e jamais fornecer senhas pessoais. Além disso, deve preferir utilizar cartões virtuais, que são àqueles que são utilizados em apenas uma compra. Para isso, basta acessar o aplicativo do seu respectivo banco e seguir as orientações.

Caso a pessoa se torne vítima de algum golpe, deve ir até a delegacia mais próxima ou acessar a Delegacia Eletrônica e, munido de provas, registrar os fatos para que a Polícia Civil inicie as investigações.

Mais cuidados

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), também elaborou uma lista com orientações para que os consumidores não caiam em golpes na Black Friday.

Veja abaixo:

  • Reputação da loja: o cliente pode checar a reputação de grandes varejistas na internet. É possível ler o conteúdo das reclamações, as respostas das empresas e a avaliação dos consumidores no site;
  • Consulte os sites comparadores de preços e produtos online: há formas de comparar preços em sites de pesquisa e alguns Procons também publicam em seus sites listas de fornecedores que devem ser evitados. Pesquise sobre os produtos que deseja comprar antes da data e avalie a variação do preço promocional no dia da oferta. Certifique-se de que os descontos ofertados de fato valem a pena e são reais;
  • Cuidado com e-mails e sites fraudulentos: o recomendado é entrar no site oficial da loja por seu endereço online e não por meio de links duvidosos que podem chegar por e-mail ou dispositivos móveis;
  • Verifique certificados de segurança de pagamentos: não forneça seus dados bancários a sites que não possuem certificados de segurança. Somente acesse sites do fornecedor digitando o endereço diretamente em seu navegador, evitando links existentes em uma página ou em uma mensagem; evite compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros ou por meio de redes Wi-Fi públicas;
  • Confira política de cancelamento ou troca de produto: verifique se a loja física ou site permite a troca do modelo ou tamanho do produto após a compra. Se permitir, no caso da loja física, faça constar uma observação (na nota fiscal ou na etiqueta, por exemplo) de que a troca é permitida. Exija sempre a nota fiscal;
  • Devolva compras online em caso de arrependimento: no caso de compras feitas pela internet, o consumidor tem o direito de arrependimento por um período de sete dias, contados a partir da entrega do produto, para sua devolução ao fornecedor. Já em compras feitas em lojas físicas não há essa garantia, portanto é importante refletir se há realmente a necessidade de aquisição do produto ou serviço;
  • Confira dados para pagamentos com PIX: ao utilizar essa modalidade de pagamento, o consumidor precisa seguir os mesmos cuidados indicados para qualquer outro tipo de transferência, como checar os dados do recebedor. Também é importante cadastrar chaves apenas nos canais oficiais da instituição financeira, como aplicativo ou agências, e desconfiar de contatos ou ofertas de ajuda não solicitadas sobre isso;
  • Registre reclamação caso não consiga resolver problema: se o cliente tiver problemas de consumo que não tenha conseguido resolver diretamente com a empresa, ele tem à disposição o Site do Consumidor para solucionar conflitos que tenham ocorrido no período das promoções. Basta registrar a reclamação na plataforma, caso a empresa esteja cadastrada, ou procurar o Procon mais próximo de sua residência.
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